Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 04 de Outubro de 2006 às 15:54

    Imprimir


Um primeiro teste clínico de uma vacina com base celular contra a gripe de origem aviária foi bem tolerado e poderia ser eficaz contra diversas variedades do vírus H5N1, anunciou nesta quarta-feira o grupo farmacêutico americano Baxter International.

"Trata-se da primeira demonstração clínica de que uma vacina contra o H5N1 pode produzir anticorpos capazes de neutralizar diversas variedades deste vírus", declarou Hartmut Ehrlich, diretor adjunto do setor de pesquisa e desenvolvimento das vacinas do Baxter, em comunicado.

"Estes dados preliminares, que ainda têm que ser confirmados por um estudo mais amplo, sugerem que esta vacina poderia fornecer proteção a um maior número de pessoas antes e durante uma pandemia", acrescentou.

"Passamos uma etapa importante em nosso objetivo de produzir uma vacina segura e eficiente baseada em nossa tecnologia celular", destacou Noel Barret, outro responsável pelo setor pesquisa e desenvolvimento das vacinas do Baxter.

As primeiras análises de amostras do soro obtidas dos indivíduos que participaram do teste clínico mostraram uma neutralização do vírus H5N1 contido na vacina, assim como de uma ampla diversidade de cepas deste vírus, entre os quais o de Hong Kong de 1997 e o da Indonésia de 2005.

Esta vacina celular foi produzida a partir de um vírus H5N1 chamado A/Vietnã/1203/2004 altamente patogênico retirado em 2004 de doentes no Vietnã infectados por contato com aves doentes.

O teste clínico foi realizado com 270 adultos com boa saúde na Áustria e em Cingapura, utilizando quatro diferentes concentrações de antígenos de 3,75 a 30 microgramas.

As concentrações de 7,5 a 15 microgramas de antígenos foram testadas com ou sem adjuvante, uma substância acrescentada às vacinas para aumentar sua resposta imunológica.

O grupo Baxter pretende apresentar os primeiros resultados da fase clínica I/II no dia 11 de outubro no Congresso Mundial de Vacinas que será realizado em Lyon, na França, e no dia 20 de outubro por ocasião da segunda conferência internacional sobre as vacinas antigripais em Viena.

Cerca de trinta protótipos de vacinas contra diversas cepas do vírus da gripe aviária estão sendo desenvolvidos em todo o mundo.

Desde sua ressurgência, no fim de 2003, no sudeste asiático, o vírus H5N1 da gripe aviária infectou 252 pessoas, 148 das quais morreram.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271049/visualizar/