Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 21:36

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (SMEC/VG), por meio da Coordenadoria de Educação Especial iniciou, nesta terça-feira (03.10), a segunda etapa do ciclo de encontros sobre a importância da consciência fonológica.

Segundo a organizadora e palestrante do evento, a fonoaudióloga da secretaria, Andréa Balke, a capacitação foi direcionada aos profissionais da educação infantil, especificamente, àqueles que desenvolvem atividades com as crianças de cinco anos de idade. Neste primeiro dia, mais de 40 professores e funcionários dos Centros Municipais de Educação Infantil e das escolas municipais participaram da capacitação.

De acordo com Andréa Balke, a opção por esses profissionais tem por objetivo auxiliar tanto os professores quanto os alunos no processo de alfabetização que se inicia aos seis anos de idade. “Neste encontro, além da parte teórica há uma série de sugestões de atividades que os próprios professores podem realizar em sala e que desenvolvem tanto a oralidade quanto a estimulação auditiva, requisitos importantes para o processo de alfabetização”.

Para a coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil “Prof.Antônio Amorim de Campos”, Rosângela Pereira Leite, a realização de encontros que primam pela qualidade da educação são fundamentais. “Tenho certeza que esta capacitação, assim como as demais, nos fornecerá subsídios para lidarmos com um problema tão comum em nossa unidade que é a questão fonoaudiológica. Mesmo tendo aprendido algumas noções sobre o tema ainda na faculdade, não há comparação quando o mesmo assunto é abordado por uma especialista”. Rosângela conta que há um número elevado de crianças em sua unidade escolar que apresentam dificuldades realizadas à fala e audição.

Na primeira quinzena do mês de novembro, a equipe de Educação Especial da SMEC/VG realizará outra capacitação na área de Fonoaudiologia. Desta vez, segundo Andréa Balke, as vagas serão disponibilizadas, exclusivamente, aos professores que trabalham com crianças de dois a quatro anos de idade. “Para esse encontro, enfocaremos a realização de atividades que estimulem a linguagem e a audição em nível inicial, respeitando as limitações dessa faixa etária”.

O curso de capacitação aos profissionais da educação infantil prossegue nesta quarta-feira (04.10), às 14 horas, no Centro Educacional em Artes – popularmente conhecido por “Abrassa”, localizado na Avenida Castelo Branco, ao lado da Fundação Eliane Gomes (antiga Casa do Menor). Vale lembrar que, ao término de cada encontro, os participantes levam consigo apostilas que contém atividades sugeridas pela fonoaudióloga para serem feitos no ambiente escolar.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271310/visualizar/