Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 10:04
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


Usuários do SUS, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, agentes comunitários, psicólogos e gerentes de unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá participam nesta terça-feira do 3º curso de Fitoterapia e Plantas Medicinais.

Ao todo, são 86 inscritos que irão aprender desde as técnicas de cultivo aos efeitos de ervas no tratamento de doenças como o capim cidreira (calmante, antidepressivo, relaxante muscular), boldo (dor de cabeça e estômago), camomila (calmante e indicado para gases), erva baleira (antiinflamatório), guaco (tosse), entre outros. Ao fim, a proposta é criar hortas e farmácias com 20 espécies de plantas nas unidades básicas de saúde.

O curso faz parte do programa de Fitoterapia e Plantas Medicinais da SMS e é resultado do projeto piloto "Farmácia Viva", que integra o conhecimento popular ao científico.

Conforme a supervisora do programa, Isanete Geraldine Costa Bieski, a qualificação permite que médicos se sensibilizem para a medicação com fitoterápicos. Desta forma, conciliar o tratamento alopático com o de chás medicinais.

As unidades básicas de saúde também irão atuar como multiplicadores, incentivando os pacientes a cultivarem hortas em casa.

O curso é promovido em parceria com a Empaer, que cede as mudas e dá assistência técnica para o cultivo.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271464/visualizar/