Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 03 de Outubro de 2006 às 08:14

    Imprimir


O PTB já estuda uma forma de cumprir a cláusula de barreira se unindo a outras legendas menores que também não conseguiram alcançar os índices exigidos pela regra.

"Marcamos uma convenção para quinta-feira e nós vamos incorporar dois pequenos partidos e aí nós vamos conseguir os 5%", informou o vice-líder do partido, deputado Ricardo Izar (SP).

De acordo com a regra, as legendas que não obtiverem 5% do total de votos apurados para deputado federal no país e 2% em pelo menos nove estados não poderão eleger líderes, participar da composição das mesas e indicar membros para comissões tanto na Câmara dos Deputados quanto nas Assembléias Legislativas - independentemente do número de deputados eleitos. Também perderão direito aos recursos do fundo partidário e horário da propaganda eleitoral gratuita.

Os resultados das eleições deste ano mostram que apenas sete partidos conseguiram atingir os índices estabelecidos pela cláusula de barreira. São os mesmos que alcançaram o índice em 2002 quando a regra ainda não estava em vigor. São eles: PT, PMDB, PSDB, PFL, PP, PSB e PDT.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271511/visualizar/