Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 20:39

    Imprimir


As aulas do curso de Formação Humana, realizado na Escola de Governo para 20 servidores públicos estaduais da Casa Civil, da Casa Militar e da Secretaria de Administração (SAD), encerraram na sexta-feira (29). O principal objetivo foi oferecer formas para uma reflexão sobre a vida física, psíquica, intelectual e espiritual dos servidores, trabalhando as relações intra e inter-pessoais nos variados ambientes: o doméstico, o do local de trabalho e do convívio social ou comunitário.

“A formação Humana está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), contemplando alguns princípios no qual a Escola está calcada. Uma delas é a ética planetária, de formação humana, responsabilidade social, respeito a diversidade e a pluralidade. São princípios muito importantes para serem trabalhados”, explicou o diretor da Escola de Governo, Almir Balieiro.

Balieiro explicou que ética planetária significa ser feliz, respeitando o outro, sem inferiorizá-lo, sabendo que tudo o que faz, por pequeno que seja, tem conseqüências planetárias. “Ás vezes uma pequena ação desencadeia um processo com conseqüências enormes. Entender que toda e qualquer ação tem resultados”, explicou.

O diretor disse também que o curso trabalhou questões do ser humano, fazendo com que ele possa estar melhor em qualquer ambiente, motivando o servido a se desenvolver por inteiro. “O propósito é permitir ao servidor público a se enxergar dessa forma, trabalhando a essência da pessoa para que ela possa melhorar num todo, trabalhando relações. Aquela história de que o que acontece em casa não se leva para o serviço, e vice-versa é coisa do passado”, completou.

Para ele, esses 20 servidores que fizeram o curso são propagadores desse propósito. “A partir do momento que começarem a se manifestar de forma diferente, vão servir de exemplo. Este é um curso piloto, depois será feita a avaliação com os participantes para saber os resultados. A expectativa é de que o curso seja realizado com freqüência, para alcançar a todos”, concluiu.

O curso foi ministrado pela engenheira civil, arte-educadora e servidora da Casa Civil, Margarete Delgado de Arruda. De acordo com ela, trazer a experiência para o serviço público irá contribuir em muito para que o servidor tenha uma visão mais ampla de sua importância como indivíduo no mundo e como cidadão. Entre os tópicos abordados no curso estavam a Ética, a Cidadania, a relação como o outro e a auto-estima.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271642/visualizar/