Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 02 de Outubro de 2006 às 16:12

    Imprimir


Um espaço de aproximadamente 300 metros quadrados foi revitalizado pela secretaria municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel) para abrigar a biblioteca pública comunitária Saber com Sabor "Canuta Sebastiana Pereira Silva", no bairro Pedregal. A reinauguração aconteceu na última sexta-feira (29), com a presença do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos e do secretário municipal de Educação, professor João Pedro Valente, além de pais, alunos, lideranças de bairro, representantes do meio empresarial e do Legislativo municipal.

No local, os freqüentadores têm à disposição um acervo 11 mil exemplares, dispostos pelo prédio de dois andares, além de uma videoteca com 580 fitas de vídeo, contendo informações sobre disciplinas que fazem parte do currículo escolar.

Durante a solenidade, o prefeito Wilson Santos falou sobre a importância de aplicar bem os recursos financeiros e conservar o patrimônio público. Santos lembrou que a comunidade do bairro Pedregal já foi beneficiada com algumas ações, como a instalação do cursinho Pré-Vestibular gratuito, o Cuiabá-Vest, o Projeto Escola da Família, na escola municipal Orlando Nigro, ampliação e reforma do Centro Comunitário do bairro Jardim Leblon, construção da ciclovia de 1900 metros e iluminação ao longo da avenida Arquimedes Pereira Lima. Ele comunicou também que já está sendo viabilizado o funcionamento de dois Postos de Saúde Familiar (PSF) na região.

"Numa época em que crianças e jovens são bombardeados com o excesso de informações pela tv e internet, é fundamental resgatar a paixão pela leitura, que é uma inesgotável fonte de aprendizado", afirmou o secretário João Pedro Valente.

Para os alunos da escola municipal Orlando Nigro, Gustavo da Silva e João Carlos da Conceição, os dois com 11 anos de idade e freqüentadores assíduos da biblioteca, ficou ainda melhor ler num ambiente renovado. "Antes tinha muita goteira", relatou Gustavo. "Melhorou bastante", confirmou João Carlos.

Atualmente, o projeto das bibliotecas públicas comunitárias "Saber com Sabor" atende a comunidade cuiabana em sete unidades: na praça Clóvis Cardozo, região central, e nos bairros Santa Isabel, Dom Aquino, Pedra 90, Osmar Cabral e Pedregal. Há ainda a biblioteca itinerante, instalada num ônibus que fica à disposição para atendimento das escolas urbanas e rurais, mediante agendamento. Cerca de 50 mil livros e acesso à internet facilitam o aprendizado e pesquisa de leitores de todas as idades. Recentemente, a prefeitura de Cuiabá inaugurou outras duas bibliotecas, uma no Horto Florestal e outra no bairro CPA.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/271693/visualizar/