Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 28 de Setembro de 2006 às 08:34

    Imprimir


Exatos 463.165 estudantes foram selecionados para fazer prova do Enade 2006. A prova será realizada no dia 12 de novembro e deverá ser feita por estudantes dos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Os coordenadores de cada um desses cursos haviam cadastrado, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação Anísio Teixeira (Inep), a lista de todos os alunos habilitados a participarem do Enade – o que resultou num total de 821.281 estudantes ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Ingressantes são aqueles que tenham cumprido de 7% a 22% da carga horária total do curso. Concluintes são aqueles que já cumpriram mais de 80% da carga horária total ou concluirá o curso no ano letivo de 2006 Desse universo, o Inep selecionou os participantes, dentro de critérios estatísticos. Farão a prova 269.450 ingressantes e 193.715 concluintes.

A responsabilidade pela comunicação ao estudante selecionado cabe aos coordenadores de cada curso, que podem consultar, mediante senha, a lista dos participantes. No entanto, para garantir ampla divulgação, o Inep decidiu, neste ano, tornar disponível, em sua página eletrônica, a lista de selecionados, por curso e Unidade da Federação.

A participação no Enade – para aqueles alunos escolhidos pelo Inep – é condição fundamental para a conclusão de curso superior. A falta do aluno implica em sua não colação de grau. Com a ampla divulgação da lista de selecionados, elimina-se a possibilidade de ausência por desinformação.

O Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes (Enade) – faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e seu objetivo não é dar nota ao aluno, mas avaliar a qualidade do ensino que está sendo oferecido a ele. Também compõem o Sinaes a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional.

Curiosidade – O Enade é feito por amostragem. Este ano, de 821.281 estudantes aptos a participar, 463.165 foram selecionados, o que dá um percentual de 56,4% de participantes. No entanto, a prova será censitária para os estudantes de Arquivologia e de Teatro pois, como o universo de alunos desses cursos aptos a fazer o Enade é pequeno (733 no primeiro e 2135 no segundo), todos os ingressantes e concluintes dessas duas áreas terão que fazer o Exame. (Assessoria de Imprensa Inep/MEC)





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/272917/visualizar/