Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Setembro de 2006 às 06:49

    Imprimir


O Núcleo de Medicina Preventiva da Unimed Cuiabá, que faz parte do Módulo de Assistência a Saúde (Mais), completa amanhã (quarta-feira), 27 de setembro, quatro anos de funcionamento. O trabalho desenvolvido pelos profissionais (psicóloga, assistente social, nutricionista e educador físico) tem conquistado as empresas clientes da cooperativa médica.

Na avaliação do coordenador do núcleo, Rubens Couto, a aceitação pelos serviços executados na Medicina Preventiva é em função da mudança de conceito e cultura que as pessoas vão adquirindo sobre saúde. “O conhecido ditado: ‘é melhor prevenir do que remediar’ pode ser muito bem empregado, justamente porque as empresas começaram a valorizar e investir na prevenção de saúde dos funcionários”, diz o médico Rubens Couto.

Segundo ele, os profissionais fazem um perfil epidemiológico em cada empresa pública ou privada para propor ações de prevenção. No Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), por exemplo, a direção do órgão requisitou os serviços do núcleo de Medicina Preventiva com palestras, aulas de alongamento e massagem. “O objetivo é aliviar o nível de stress dos funcionários, principalmente neste período eleitoral, e aumentar a conscientização sobre o modo de viver”, explica Rubens Couto, acrescentando que atividades como essas foram executadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e na Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Os funcionários dessas instituições, órgãos e empresas, são submetidos a avaliações no quadro de saúde, físico, social, emocional e nutricional. Os resultados servem para que o setor possa planejar as ações com base nas análises elaboradas pelos profissionais. O serviço oferece atendimento personalizado a usuários e empresas cadastradas no plano de saúde.

O médico assinala que, além de atender clientes nas empresas, o Medicina Preventiva também atua com grupos terapêuticos para tratar obesidade, hipertensão arterial e diabetes. O núcleo ainda atua diariamente no Parque Mãe Bonifácia com aferição da pressão arterial e orientações físicas.

O médico Rubens Couto diz que o núcleo também está preparado para 2007, com base no planejamento estratégico, desenvolver o trabalho de gerenciamento a pacientes portadores de patologias crônicas. “Com a utilização de tecnologia informática vamos detectar na carteira de clientes da operadora de plano de saúde quem são e onde estão os portadores dessas doenças crônicas para que possamos fazer o tratamento”, informa Couto.

A equipe do Medicina Preventiva realiza, no TRE-MT, amanhã, às 17 horas, aula de alongamento e palestras para os funcionários.





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273204/visualizar/