Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 25 de Setembro de 2006 às 22:15

    Imprimir


O sonho de cursar uma faculdade foi conquistado por 30 alunos da Escola Estadual “Professor Milton Marques Curvo”, matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Cáceres (a 225 km de Cuiabá). Os estudantes conseguiram passar em um dos vestibulares mais concorridos do Estado, o da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)/2006, campus Cáceres.

Marcos José Cosme da Silva conseguiu realizar esse sonho. Entrou para a faculdade de Direito aos 43 anos. Hoje, já no 2º semestre, ele conta que as horas-aula dentro de sala foram importantes, mas a dedicação aos estudos é o essencial. “O espaço da escola contribui, informa, trilha o caminho para você estudar, agora se vai aprender ou não depende do aluno”, disse.

Esforço, sacrifício e dedicação. Essas são as palavras que seguiram Marcos nesses últimos anos. “Foi uma maratona. Estudava todos os dias das três às seis horas da manhã. Enquanto todos dormiam, eu estudava, mas no final deu tudo certo e eu hoje faço o curso que gosto”, relata.

Marcos também dá mérito a um outro fator. “Entrei na faculdade de Direito, pois fui capaz de sonhar, acreditar no meu potencial, que podia concorrer com os outros alunos e hoje estou aqui. Logo pretendo advogar, pois a esperança é a última que morre”, definiu o acadêmico de Direito.

As aprovações ocorreram nos cursos de Pedagogia (07), Biologia (02), História (03), Geografia (05), Matemática (02), Letras (01), Administração (04), Ciências Contábeis, Computação (02), Enfermagem (03), Direito (01) e Jornalismo (01).

Empenho

Esforço redobrado teve a futura enfermeira Madalena Silvino Peterson. Aos 37 anos, mãe de dois filhos, Madalena foi uma das três alunas da EJA que passaram no curso de Enfermagem da Unemat. Ela conta que logo depois que terminou o terceiro ano, do Ensino Médio, começou a estudar em casa. “Não tinha dinheiro para pagar cursinho, então comecei a pegar livros na biblioteca e levar para estudar em casa”, disse.

Ao todo, eram 720 pessoas concorrendo a 30 vagas. Madalena ficou em 13º lugar. Ela adere a conquista as boas aulas de Língua Portuguesa, na escola “Milton Marques Curvo”. “Tive uma ótima professora de Português, ela explicou direitinho como interpretar e produzir um texto, o que foi bastante útil na hora da prova”.

Para a acadêmica quem faz a escola é o aluno. “Apesar de ter concluído o meu segundo grau na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), passei em primeiro lugar na Escola Agrícola Zootécnia de Cáceres e fui a 36ª colocada no concurso de Tribunal Regional Eleitoral (TRE), isso demonstra que quando a gente quer a gente consegue”, afirmou.

Para a diretora da escola, Sebastiana Agostinho da Silva Souza, a aprovação dos alunos é o reflexo do incentivo e o empenho dos professores na busca pela valorização dos estudantes. “Implantamos uma política de valorização do aluno e os professores corresponderam, aplicando uma metodologia diferenciada trabalhando o conhecimento empírico do aluno”, salientou.

Sebastião destaca que a média de aprovação/ano de alunos da escola em faculdades públicas é de 35 estudantes. “A aprovação deles não é novidade para a gente, temos visto o esforço de todos durante as aulas, e principalmente o empenho dos professores”, finaliza.

A Escola Estadual Profº Milton Marques Curvo atende 1.200 alunos pela modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três períodos.

Confira abaixo a lista dos aprovados:

Aparecido Edson de Oliveira, Rosângela de Lima, Vera Neide de Souza, Flávia Regina Campos Bezerra, Dermivan Andrade Lara, Daniel Nascimento Tortorele, Madalena Silvino de S. Petersom, Eliane Rosa, Fernanda Cesário, Marcos José Cosme da Silva, Sherley Claúdia Silva e Souza, Alan Preste de Melo, Márcia Lopes Ribas Nogueira, Maria Pedrosa de Aguiar Ribeiro, Raquel de Araújo Silva, Ronilma da Cunha Martins, Lucinéia Silva dos Santos, Rozeane Ferreira do Nascimento, Paula Marques Oliveira, Kleber Ramos da Silva, Elizangela Dias Moreira, Junio César Candido, Roselene da Silva Nascimento, Edmar Ramos Rodrigues, Josimar Dias de Oliveira, Milton Lacerda Silva Campos, Nelson Cebalho Teixeira, Maria Catarina Cebalho e Franciana Pereira Dias.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/273504/visualizar/