Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 13:51

    Imprimir


A cidade de Primavera do Leste já conta com 300 professores especializados no atendimento de estudantes portadores de deficiência. A cerimônia de formatura desses professores foi realizada na quarta-feira (20).

O curso de educação inclusiva vem sendo realizado desde o ano passado, com o objetivo de preparar professores que possam transformar o ambiente escolar, de forma a receber com carinho e dedicação, alunos portadores de necessidades especiais.

Atualmente o município atende no ensino regular 305 alunos, portadores de diversas necessidades: surdez, baixa visão, deficiência mental, deficiência física e condutas típicas, que seriam comportamentos agravantes, como hiperatividade e quadro psiquiátrico.

De acordo com a coordenadora do curso, Elizete Vieira, o aluno com deficiência tem direito à escola pública, e está previsto em Lei. No entanto, não basta apenas receber este aluno, é preciso criar formas de mantê-lo inserido no contexto escolar, sem discriminação e, principalmente desenvolvendo suas potencialidades, fazendo com que o mesmo se sinta parte da sociedade.

"O aluno especial requer cuidados e atenção, mas nem por isso devemos deixá-lo de lado, como se ele não fosse um membro importante da sociedade. O nosso curso visa justamente mostrar que o aluno portador de necessidades especiais é capaz, e muito capaz", reforçou a professora.

A intenção da Secretaria Municipal de Educação é retomar o curso no próximo ano e dar oportunidade de outros professores terem acesso à Educação Inclusiva.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274088/visualizar/