Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 17:55
Por: Patricia Neves

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) dá inicio, no próximo sábado (23), à Campanha Estadual de Vacinação Anti- Rábica Animal, prosseguindo até o dia 23 de novembro. Com o slogan “Raiva?! Nem Pensar!!” a campanha tem por objetivo estabelecer barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina e buscando obter cada vez mais a diminuição ou controle de casos em seres humanos. O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Ses, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, informou que o último caso registrado em seres humanos foi no ano de 2001.

O total de animais, em Mato Grosso, é de 595 mil. Desse total, 494.286 são cães e 100.042 são gatos. A vacinação abrangerá os 141 municípios do Estado, tendo como meta atingir por município um percentual acima de 80% de cobertura vacinal canina e felina. Para esta campanha serão disponibilizadas 653.761 doses da vacina. “Para obtenção de êxito na cobertura vacinal, cada município tem autonomia para traçar a melhor estratégia de imunização dos animais. Dependendo das condições locais, o sistema de vacinação poderá ser de casa em casa ou em postos fixos e volantes”, disse o coordenador.

Para o desenvolvimento da campanha a estimativa é de que 850 postos de vacinação estarão funcionando em todo o Estado, distribuídos nos 141 municípios envolvidos, que receberão recursos financeiros, repassados fundo a fundo e disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Ses. “Como apoio logístico são distribuídas vacinas, seringas com agulhas descartáveis, comprovantes de vacinação, cartazes e blocos de registro de animais vacinados. Contamos com a participação efetiva de toda a população para essa campanha de imunização de cães e gatos buscando cada vez mais prevenir e controlar a raiva em nosso Estado”,completou Oberdan.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274276/visualizar/