Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 16:31

    Imprimir


O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcos Henrique Machado, estará em Cáceres para discutir o projeto de lei da Política de Gestão do Pantanal Mato-grossense com acadêmicos e professores do curso Mestrado em Ciências Ambientais da Unemat. O encontro será nesta sexta-feira (22.09) no Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), a partir de 9h00.

A coordenadora do programa de Mestrado, Carolina Joana da Silva, explica que esse encontro é fundamental para que os acadêmicos conheçam melhor o projeto de lei que está em construção e contribuam com as discussões. Posteriormente, “poderão serão encaminhadas à Secretaria possíveis sugestões de alterações no documento”, disse.

Na ocasião, os acadêmicos vão expor os estudos realizados sobre o pantanal mato-grossense por meio do programa de pós-graduação. As pesquisas abordam manejo de pastagens, recursos hídricos, áreas protegidas, além de turismo cultural e ecológico, vistos sob a ótica de diversas áreas do conhecimento.

Os temas foram avaliados com uma metodologia diferenciada, denominada DAFO. (Quer dizer, em cada um serão abordados: a Diferenciação, as Ameaças, Fortalezas e Oportunidades). “São reflexões dos alunos, estamos construindo as discussões. Os estudos trazem apontamentos de como minimizar esses aspectos negativos e potencializar os positivos”, explica a professora Carolina Joana.

Além dos trabalhos acadêmicos, também serão apresentados os demais projetos e pesquisas ligados ao Centro de Estudos de Liminologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal (Celbe), sob coordenação da professora Carolina Joana da Silva.

Estarão presentes, o Reitor da Unemat, Almir Arantes, e o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Silva.

Mestrado em Ciências Ambientais:

O curso de pós-graduação strito sensu em Ciências Ambientais da Unemat é o primeiro nesta área desenvolvido no Estado de Mato Grosso. Teve início em abril de 2006 e foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2005. A área de concentração é voltada para “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com linhas de pesquisa em Gestão e Educação ambientais. O curso tem estrutura multidisciplinar construído por docentes das áreas de Ciências Biológicas, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Geografia, História e Legislação Ambiental e de diversos campi da Unemat.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274291/visualizar/