Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 08:33

    Imprimir


No lugar do exame vestibular, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) pretende adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fazer a seleção da instituição em 2008. Além disso, a UFBA vai reorganizar a estrutura curricular dos seus cursos.

Na proposta - deve ser aprovada até março do ano que vem -, o aluno não escolhe o curso ao entrar na universidade. Durante três anos, ele cursaria um bacharelado interdisciplinar. Somente após esse período, os estudantes escolheriam as carreiras, em função do desempenho.

Com a mudança, mais alunos seriam mais admitidos, mas ainda não se sabe quantas vagas a universidade terá. Apesar o aumento, o novo número de vagas não será suficiente para absorver todos os recém-saídos do ensino médio, sendo necessária uma seleção. No entanto, em vez do vestibular tradicional, será utilizado o Enem.

"O Enem é nacional, gratuito e avalia o potencial", diz o reitor da UFBA Naomar Monteiro de Almeida Filho. Segundo ele, os vestibulares precisam ser extintos porque avaliam apenas o conhecimento acumulado, não o talento dos estudantes.

Modelo interdisciplinar

Em um modelo semelhante ao aplicado nos EUA e em países da Europa, os universitários da UFBA cursarão três anos de um ciclo básico, podendo escolher as disciplinas que quiserem. Depois disso, apenas os alunos que tiverem boas notas passarão para os cursos pretendidos. Quem não passar receberá um diploma de bacharel.

O modelo ajudará a combater a evasão, já que os alunos terão mais tempo para decidir depois de ter contato com disciplinas de várias áreas.




Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274429/visualizar/