Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 14:19

    Imprimir


A Campanha Estadual de Vacinação Anti- Rábica Animal começará no próximo sábado (23) e se estenderá até o dia 30 de novembro. Com o slogan "Raiva?! Nem Pensar!!" a campanha tem como objetivo, estabelecer barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, buscando obter a diminuição ou controle de casos em seres humanos. O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Oberdan Ferreira Coutinho Lira, informou que o último caso registrado em humanos foi no ano de 2001.

O total de animais em Mato Grosso, é de 595 mil. Desse total, 494 mil são cães e aproximadamente 100 mil são gatos. A vacinação abrangerá os 141 municípios do Estado, tendo como meta atingir um percentual acima de 80% de cobertura vacinal canina e felina em cada município. Para esta campanha serão disponibilizadas 653,7 mil doses da vacina. "Para obtenção de êxito na cobertura vacinal, cada município tem autonomia para traçar a melhor estratégia de imunização dos animais. Dependendo das condições locais, o sistema de vacinação poderá ser de casa em casa ou em postos fixos e volantes", disse o coordenador.

Para o desenvolvimento da campanha serão instalados aproximadamente 850 postos de vacinação. Os recursos para a campanha virão de um fundo do Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Ses. "Como apoio logístico serão distribuídas vacinas, seringas com agulhas descartáveis, comprovantes de vacinação, cartazes e blocos de registro de animais vacinados.

Neste ano de 2006, não foi registrado nenhum caso de raiva em cães, gatos ou humanos em Mato Grosso. Em 2005 foram registrados cinco casos de raiva canina. A melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas, ao passear com seu bicho estimação leve-o sempre na coleira, nunca separe briga de animais, cuidado ao pegar bichos machucados, não alimente e evite contato com animais desconhecidos, evite entrar em grutas e tocar qualquer tipo de morcego, não criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural.

Sintomas

Os sinais e sintomas da raiva em cães e gatos são: mudança de hábitos (buscam lugares escuros), mudança de comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas. Em caso de suspeita a pessoa deve procurar imediatamente um Centro de Controle de Zoonoses em Cuiabá, Várzea Grande ou Rondonópolis. Nas demais cidades do interior procurar as Secretarias Municipais de Saúde.

A pessoa que for agredida ou mordida por um animal deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274602/visualizar/