Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 23 de Fevereiro de 2013 às 16:12

    Imprimir


Gianluigi Guercia/AFP/Arquivo
Paciente com HIV na província de Kwa-Zulu Natal
Paciente com HIV na província de Kwa-Zulu Natal

A universalização de tratamentos antirretrovirais em uma zona rural da África do Sul gerou um forte aumento da expectativa de vida em adultos infectados pelo vírus da Aids, revelou um estudo publicado na edição desta sexta-feira (21) da prestigiada revista "Science".

Uma campanha realizada em uma comunidade rural da província de KwaZulu-Natal, onde a taxa de infecção em adultos alcança 29%, gerou um aumento da expectativa de vida de 11,3 anos em um período de oito anos quando este programa foi realizado. Em 2003, a expectativa era de 49,2 anos; em 2011, já era de 60,5 anos. A população da área estudada é de pouco mais de 100 mil habitantes.


Os pesquisadores destacaram que as vantagens destes tratamentos superaram amplamente seus custos.

"Este se trata de um dos aumentos de expectativa de vida mais rápidos já observados na história da saúde pública", avaliou Till Bärnighausen, professor de Saúde Pública da Universidade de Harvard e diretor do estudo.

"A universalização de tratamentos antirretrovirais realizados pelo setor público inverteu amplamente o declínio da expectativa de vida, que resultava das infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) nos anos 1990 e no começo de 2000 nesta província", informou Jacob Bor, pesquisador da faculdade de saúde pública da Universidade de Harvard e principal autor deste trabalho.

Estudos anteriores já haviam mostrado uma melhora importante na saúde graças a estes tratamentos em testes clínicos. Mas estes são os primeiros trabalhos a medir diretamente o impacto na expectativa de vida de toda uma população.

África do Sul, o país com maior número de portadores do HIV no mundo, tem também o maior programa de antirretrovirais, com cerca de 1,7 milhão de beneficiários de um total de 5,6 milhões de soropositivos.





Fonte: Da AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27476/visualizar/