Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 20:47
Por: Nika Pereira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará no período de 25 a 29 de setembro o Encontro “Lei 10.639/03 no Ensino Básico: Práticas Pedagógicas para uma Educação Anti-Racista através da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana", no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, em tempo integral das 8h às 18h.

Nesta etapa, o encontro é destinado aos professores do Ensino Médio de Cuiabá e Várzea Grande das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Também podem participar os profissionais das Unidades dos Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefrapros) do Estado.

Para este evento estão sendo oferecidas para cada unidade escolar e os Cefapros três vagas destinadas aos professores que trabalham nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Arte e Língua Portuguesa. Caso a escola tenha Pedagogo atuando em alguma das disciplinas mencionadas, deverá ser reservada uma vaga das três vagas.

Os profissionais devem ser indicados pelas instituições e inscritos pelos e-mails: angelamar7gmail.com; emavox@gmail.com; tania.maciel@seduc.mt.gov.br; e ou pelos fones/fax: 3613 - 6325; 3613 – 6318 e 3613 – 6330, até a próxima quinta-feira (21.09). Na inscrição deve constar o nome completo do participante, a unidade, a graduação e o número pra contato.

Outras informações pelos telefones: 3613 - 6329/6364/6418 falar com Ângela, Ema ou Tânia, na Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc.

Programação

O encontro trará conferências, onde serão bordados os temas: Políticas Públicas e Inclusão Étnico-Racial no Estado de Mato Grosso; Políticas Educacionais de Inclusão Étnico-Racial e o Contexto da Lei 10. 639/03; Políticas de Inclusão Racial na Educação: as políticas de ações afirmativas; Educação e Relações raciais no Brasil; História da África; Identidade, Cultura e Africanidade no Brasil; Literatura e Reminiscências Africana na Língua Brasileira; O negro no Mato Grosso; Protagonismo negro e Religiões Afro Brasileira; História do Negro no Brasil; O negro no imaginário do brasileiro: História, Ancestralidade e Quilombos; As desigualdades de Gênero e Raça; As questões raciais e o Currículo.

Oficinas

A abordagem da História da África e do Negro Brasileiro no currículo escolar; A influência negra na arte, cultura e língua, religião e outros aspectos da produção cultural e intelectual brasileira; Reeducação das Relações Étnico-Raciais: identificando a discriminação racial no cotidiano escolar e trabalhando pedagogicamente com a problemática; O negro na Literatura Brasileira.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274797/visualizar/