Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 20:13
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Nesta terça-feira (19) os sete alunos de Ensino Médio das escolas estaduais de Mato Grosso, finalistas no Programa ‘Jovens Embaixadores’, realizam no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) uma prova oral. Esta é a terceira fase do programa, que tem o intuito de oferecer a estudantes de destaque a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio cultural nos Estados Unidos, por duas semanas, em janeiro de 2007.

A prova está sendo aplicada por três professores de uma escola de Línguas “Fisk: Yuji Izawa, Lucia Kawahara e o inglês Ian Duwoodie. Para aplicar a prova, eles seguem um roteiro repassado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. “O objetivo é avaliar todo o potencial do estudante, não apenas a fluência verbal”, explicou Izawa.

A prova iniciou com uma dinâmica em grupo, na qual será observado o perfil de cada aluno: flexibilidade, habilidades em situações diferentes, liderança, respeito a outras culturas e religião, ética, simpatia e responsabilidade social. Na recomendação enviada pela Embaixada dos Estados Unidos, consta que o ‘Jovem Embaixador’ tem que se destacar por sua simpatia/amabilidade, que busque fazer a diferença por meio de trabalhos voluntários e que tenha uma história de vida de muita luta e superação.

“Esses realmente valorizarão essa oportunidade e serão melhores representantes de Mato Grosso no programa”, destacou a técnica da Seduc, Marfisa Coimbra Guimarães. A Seduc é parceira da Embaixada dos Estados Unidos na realização do Programa e conta com o apoio do Fisk.

A prova oral é feita individualmente, com perguntas em inglês para testar o nível gramatical, fluência verbal e audição de cada candidato, que deverão ser respondidas em inglês. Os sete candidatos finalistas de Mato Grosso saíram de uma seleção feita entre 40 alunos de escolas públicas.

Desta terceira fase sairão dois ou três candidatos, sendo que na fase final apenas um aluno irá representar Mato Grosso. Os jovens brasileiros selecionados passarão cinco dias na capital americana, Washington, e mais nove dias em um Estado norte-americano, convivendo com uma família americana. Os estudantes selecionados também freqüentarão aulas em uma escola de Ensino Médio (“high-school”) e farão apresentações sobre o Brasil.

Todos receberão ajuda do governo dos EUA e das instituições patrocinadoras do programa, sem nenhum custo financeiro para os participantes selecionados.

Os alunos que fazem a prova oral na Seduc são: Karen Fernanda da Silva, da Escola Estadual “Prof. Nilo Povoas”, em Cuiabá; Josiany Brito dos Reis, da Escola Estadual “Marechal Eurico Gaspar Dutra”, em Barra do Garças; Sara Costa de Oliveira, da Escola Estadual “Heronides Araújo”, em Barra do Garças; Jaymes Douglas S. Carvalho, da Escola Estadual “Filinto Muller”, em Arenápolis; Raiana Katherine S. Lira, da Escola Estadual “União da Força”, em Cáceres; Prycila Machado de Castro, da Escola Estadual “N. Srª do Perpétuo Socorro”, em Vera; e Betsemem Barbosa de Souza, da Escola Estadual “Ênio Pipino”, em Sinop.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274800/visualizar/