Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 19:19
Por: Jean Campos

    Imprimir


A poética da escritora homenageada na Literamérica, Marilza Ribeiro, foi o tema do Seminário Troca Letras desta tarde de segunda, ministrado pela professora Célia Maria Domingues da Rocha Reis e coordenação da Mestra em Linguística, Áurea Cavalcante Santana.

Participaram do seminário estudantes e professores da área de Letras que tiveram a possibilidade de debater a obra poética da escritora, através do livro “Sociedade, erotismo e mito: A poética temporal de Marilza Ribeiro” da professora Célia. O livro que sintetiza a tese de doutorado da autora, faz uma análise tanto das obras publicadas por Marilza Ribeiro (“Meu grito”, “Corpo desnudo” e “Contos da terra do sol”) como das obras não publicadas (“Gosto de bocaiúva com picumã”, “Cuiabá Dona Menina”, entre outras).

Durante o seminário, a escritora Marilza Ribeiro, que afirmou estar honrada em participar de um evento de tamanha amplitude como a Literamérica, aproveitou para doar livros aos participantes, salientando a precariedade no acesso à leitura por fatores econômicos.“Estamos em um momento de rompimento do tecido social e ético. Diante de circunstâncias cada vez mais violentas, passamos a nos olhar como estrangeiros, competidores. Uma feira como esta, promove o resgate de valores humanos através da cultura, coopera na confecção do tecido social e viabiliza o companheirismo entre as pessoas”, concluiu a autora.

A mato-grossense Marilza Ribeiro tem 71 anos, mas o interesse pela literatura surgiu aos 15 anos, quando ganhou uma máquina de escrever do pai. Passou a infância na rua Pedro Celestino, no centro de Cuiabá. Os primeiros trabalhos eram reflexões sociais publicadas no jornal "O Estado de Mato Grosso". Logo, integrou equipe da rádio "A Voz D´Oeste". Também criou cadernos de jornais como “O Jaburu”, “Círculos de Fogo” e “Gosto de Bocaiúva com Picumã”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275053/visualizar/