Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 15:47

    Imprimir


O professor Gabriel de Mattos, coordenador de Ensino do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), teve seu livro de contos A Geringonça selecionado entre os 225 títulos que compuseram a lista do Programa Nacional de Bibliotecas da Escola. A portaria do MEC foi publicada no Diário Oficial de 1º de setembro. O programa, criado pelo MEC em 1997, visa levar a escolas de Ensino Fundamental da rede pública, livros infanto-juvenis e de referência. Gabril de Mattos participa da Literamérica 2006, onde lança, dia 20 de setembro, seu romance Doce Irresponsabilidade.

A Geringonça foi publicado em 2002 pela editora paulista Via Lettera, com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Reúne 15 contos, a maioria ambientados em Mato Grosso e publicados originalmente em jornais e revistas de Cuiabá. A seleção do livro vem ampliar o espaço da literatura mato-grossense dentro do panorama nacional, através do contato com leitores em formação de todas as regiões do país, considera o autor.

Além do livro selecionado, Mattos tem publicado o romance histórico República Transatlântica, uma saga histórica em dois tempos sobre acontecimentos importantes, obscuros e violentos ocorridos em Mato Grosso. Também para o público infanto-juvenil o autor lançou em 2003 Cuiabá - Duas Novelas, sobre a juventude em fase de crescimento e definições. Tem outros quatro livros publicados, entre os quais Quadricrônicas, pela EdUFMT.

O autor é professor efetivo da UFMT desde 1997, tem Mestrado em Educação e faz parte do Conselho Editorial da EdUFMT. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, participou da revista Vôte!, Estação Leitura e do site Prosa Virtual da UFMT. Teve dois contos publicados na coletânea Na Margem Esquerda do Rio, organizada por Mário Cezar Silva Leite e Juliano Moreno, e recentemente participou como referência no concurso literário estadual ´´Eu Leio, Eu Escrevo!``.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275098/visualizar/