Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 19:46

    Imprimir


Crianças carentes do bairro Novo Colorado, em Cuiabá, estão (re)aprendendo a ler. Há cerca de cinco meses, araras, cotias e capivaras ensinam o be-a-bá aos pequenos, trazendo a leitura e a escrita para muito mais perto do seu cotidiano e das coisas da terra. Estamos falando dos alunos da escola Nossa Senhora Aparecida, que receberam gratuitamente da editora TantaTinta 250 exemplares do livro "Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z", das professoras Iraci Romagnolli Dias e Teresinha Helena Ferreira.

Despertar o interesse, a curiosidade e o prazer pela leitura é o objetivo da editora, que fez a doação por iniciativa própria. Segundo Ramon Carlini, sócio da 'TantaTinta', incentivar a leitura entre crianças é uma política da empresa, que tem entre os objetivos principais a formação de público leitor. "Essa é a nossa contribuição para fazer com que essas crianças tenham acesso a um livro, o que, para muitas, é difícil", observou Ramon.

A coordenadora da escola, Rosana do Carmo Braga, confirma essa dificuldade. Ela observa que os livros encaminhados pela Prefeitura nem sempre são suficientes para todos os professores e o conteúdo muitas vezes não é tão rico. Graças à doação dos livros, ela aponta uma melhora no aprendizado das crianças, que se empolgam com os animais do Pantanal, as brincadeiras e músicas que a obra traz.

Na sala de aula, a empolgação também é geral. Quando perguntadas sobre o que mais gostam no livro, as crianças não titubeiam: "Gostamos dos bichos!", gritam, cada um apontando seu animal preferido. A aluna Marcele Figueiredo de Magalhães, de 7 anos, ainda emenda: "Os bichos ajudam a gente a aprender mais rápido." Sua professora, Antonize Ramirez, faz coro ao elogio. Segundo ela, mesmo antes de aprenderem a ler as crianças já gostavam de olhar as figuras, contar e ouvir histórias. "Com as ilustrações, eles fixaram melhor o abecedário. Tanto que estamos no meio do ano e a maioria dos alunos já sabe ler."

Na escola, a obra – que traz muitas informações sobre o Pantanal – está servindo também para aumentar o conhecimento dos próprios professores. "Muitas das coisas que estão no livro nem eu sabia. Essa também é uma forma de fazer com que as crianças conheçam melhor as coisas de nossa região", comentou a professora Luciene de Assunção. Pantanal –

Escolher o Pantanal como tema para um livro de alfabetização é uma iniciativa inédita que atiça o interesse dos alunos pelas letras. De quebra, estimula a preservação ambiental com atividades de Ciências, Matemática e Artes, etc. Um convite a deixar a sala de aula e a metodologia tradicional de ensino. "Os bichos atraem muito as crianças. Elas aprendem a ler com um prazer...", comemora a autora Teresinha Ferreira, que também usa o livro há três anos em sala de aula.

Literamérica

"Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z" será uma das 14 obras que serão apresentadas na Literamérica 2006 pelas editoras TantaTinta e Carlini & Caniato.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275838/visualizar/