Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 07:41
Por: André Xavier

    Imprimir


A parceria entre o Estado de Mato Grosso e o Governo Federal possibilitou a inauguração da Unidade de Ensino Descentralizada (Uned), realizada na tarde desta quarta-feira (13.09), no bairro Bela Vista, em Cuiabá (MT). A unidade é vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - Mato Grosso).

O procurador-geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho, representou o governador Blairo Maggi na cerimônia, que contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, da reitora da Universidade Cândido Rondon (Unirondon), Luzia Guimarães, do diretor do Cefet – MT, Henrique do Carmo Barros, do secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia Adnauer Tarquínio Daltro, representando a secretária Ilma Grisoste, do secretário-adjunto da Casa Civil, Jeferson de Castro, representando o secretário Antonio Kato, o secretário de Educação, Desporto e Lazer de Cuiabá, Pedro Valente, entre outras autoridades.

Segundo João Virgílio, o Governo do Estado tem sido parceiro em todas as áreas e no ensino profissionalizante também, porque Educação é uma de suas prioridades. “Vemos então com satisfação a inauguração de mais essa unidade federal de ensino profissionalizante, que vem se somar às unidades estaduais do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) espalhadas por todo o Estado”, destacou o procurador-geral.

Ele informou que o terreno onde está sendo edificada a Uned do Bela Vista foi doado pelo Governo de Mato Grosso ao Ministério da Educação, que está investindo R$ 1,6 milhão em infra-estrutura e equipamentos. De acordo com o ministro, o ano de 2006 é o ano da Educação Profissional em todo o país.

A Uned terá inicialmente 175 novas vagas, a maioria para cursos técnicos: 25 na área de alimentos; 25 de segurança do trabalho; 25 de trânsito e 50 novas vagas para química. Ela ganhará também o curso superior de tecnologia em controle ambiental, com 50 vagas. O MEC autorizou o Cefet-MT a realizar concurso público para atender aos novos cursos e à nova estrutura administrativa da Uned. Um total de 32 servidores já está trabalhando.

Dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) indicam que, em 2005, 4.861 alunos estavam matriculados nesta modalidade de ensino em Mato Grosso. A rede federal de educação profissional e tecnológica do Estado é composta por quatro escolas: os Cefets de Mato Grosso e o de Cuiabá; a Escola Agrotécnica Federal de Cáceres; e a Uned de Cuiabá.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275985/visualizar/