Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 14:48
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Estado fará o mapeamento da realidade das escolas do campo. A proposta saiu durante a primeira reunião do Comitê Interinstitucional da Educação do Campo, realizada nesta terça-feira (12.09), no gabinete da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

De acordo com a membro titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Marta Maria Pontin Darsie, a intenção é diagnosticar a realidade do homem do campo, traçando o perfil dessas pessoas e, assim investir em qualificação e infra-estrutura.

“Uma questão preocupante é a do Transporte Escolar. Temos detectado problemas com relação ao atendimento e espaço territorial entre um município e outro. Nesse sentido, o Comitê tem um trabalho muito grande, no intuito de fazer intervenções com os prefeitos e os secretários municipais”, disse.

O Comitê, instituído pela portaria n° 145/2006/SG/Seduc no dia 07 de julho de 2006, tem o objetivo de discutir, propor, acompanhar e avaliar políticas públicas para Mato Grosso. Quatorze entidades fazem parte do comitê, sendo sete não-governamentais.

O representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Rodney Garcia, afirmou que o Comitê vem atender às necessidades de Políticas Públicas afirmativas na área rural para Mato Grosso. “A proposta é unir os movimentos sociais e os órgãos do Estado, em busca de políticas, sendo a educação do campo a nossa grande prioridade”, declarou.

Próximo encontro

A próxima reunião do Comitê será no dia 24 de outubro onde serão definidas as funções de cada membro e as próximas pautas.

As entidades não-governamentais que compõem o Comitê são: Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Pública de Mato Grosso (Sintep-MT) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT),

Já as governamentais são: Seduc, Unemat, UFMT, Conselho Estadual de Educação (CEE/MT), Conselho de Educação Indígena (CEEI), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Mato Grosso (Fetagri), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural S.A (Seder/Empaer), Assembléia Legislativa (AL) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276084/visualizar/