Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 08:37

    Imprimir


O consumo de chá verde pode reduzir substancialmente os riscos de várias doenças cardíacas, de acordo com um estudo japonês.

A pesquisa, publicada no Journal of the American Medical Association, envolveu 40 mil pessoas e descobriu que o risco de doenças cardiovasculares fatais pode ser reduzido em mais de 25%.

Mas especialistas britânicos afirmam que os benefícios podem estar ligados à dieta dos japoneses como um todo, que é mais saudável do que a adotada no Ocidente.

O chá é a bebida mais consumida no mundo, depois da água. Três bilhões de quilos de chá são produzidos anualmente no mundo todo.

Estudos realizados em laboratórios e em animais sugeriram que o chá verde, particularmente, traz benefícios mais amplos à saúde.

Impacto Neste estudo, iniciado em 1994, pesquisadores da Universidade Tohoku examinaram os benefícios do chá no organismo de pessoas entre 40 e 79 anos do nordeste do país, onde o consumo da bebida é alto.

Cerca de 80% das pessoas na região consomem chá verde, e mais de 50% bebem três ou mais xícaras por dia. O acompanhamento das 40 mil pessoas que participaram do estudo - adultos com idades entre 40 e 79 anos - durou cerca de 10 anos (1995-2005).

Um total de 4.209 pessoas morreram das causas mais diversas. Entre elas, 892 de doenças cardiovasculares e 1.134 de câncer.

Em comparação às pessoas que bebiam menos de uma xícara de chá verde por dia, as que consumiram cinco ou mais xícaras diárias apresentaram um risco menor em 16% de morrer de qualquer causa durante o período do estudo.

Elas também apresentaram um risco menor em 26% de morrer de doença cardiovascular. O Dr. Shinchi Kuriyama, que dirigiu a pesquisa, disse: "A descoberta mais importante foi a de que o chá verde prolonga a vida das pessoas ao reduzir os riscos de doenças cardiovasculares".

Mas Ellen Mason, da British Heart Foundation, disse que a alimentação dos japoneses como um todo é bastante saudável, e que os benefícios do consumo de chá verde em outras culturas seria questionável.

"A dieta dos britânicos contém mais gordura saturada do que a japonesa, e os níveis de doenças cardiovasculares aqui (Grã-Bretanha) são bem mais altos do que no Japão. O aumento do consumo de chá verde dificilmente vai ter um impacto sobre esses níveis", disse ela.

Durante todo o estudo, os benefícios do chá verde pareciam ser maiores em mulheres. As participantes que bebiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia apresentaram um risco menor em até 31% de morrer de doença cardiovascular em comparação às que bebiam menos de uma xícara.

Mas o estudo não pode comprovar os mesmos benefícios no consumo de chá preto.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276196/visualizar/