Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 19:58

    Imprimir


A partir de novembro, cerca de 4 mil diretores e vice-diretores de escolas públicas estaduais e municipais do ensino fundamental devem ser capacitados pelo Ministério da Educação (MEC) para administrar melhor os estabelecimentos.

A iniciativa está prevista no Programa Escola de Gestores, que tem o objetivo de modernizar a rede pública, além de oferecer um projeto político pedagógico para dez estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador de articulação dos sistemas de ensino da Secretaria de Educação Básica do MEC, Arlindo Queiroz, os gestores capacitados, vão transmitir o conhecimento adquirido para professores e alunos.

“O curso trabalha na perspectiva do coletivo da escola. Cada gestor escolar vai reproduzir e ampliar no espaço escolar todo o conteúdo aprendido nas universidades”, disse.

Para atingir todos os municípios e estados, universidades parceiras vão transmitir as aulas eletronicamente, pelo E-Proinfo, uma rede montada pelo MEC na qual haverá um conjunto de informações que compõem o curso de 12 meses. Os participantes vão ter acesso a bibliotecas virtuais, textos e orientações para cursos.

Segundo Queiroz, mesmo com as aulas pela internet, em algumas fases do curso os alunos precisarão estar presentes em sala de aula. “Na primeira semana, haverá um momento em que os alunos precisam entrar contato com o ambiente de trabalho, conhecer o programa, ter acesso à informática e habilidades de uso. No final do curso, outras atividades presenciais serão necessárias para a conclusão da monografia”, explicou.

Os participantes do programa ainda estão sendo selecionados pelas universidades credenciadas. No término do programa, eles receberão um certificado de pós-graduação. Os interessados em saber mais sobre o Escola de Gestores podem acessar o endereço eletrônico do MEC target=new> , ou ligar para (61) 2104-9393.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276521/visualizar/