Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 11:33
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje um curso de qualificação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da capital. O objetivo da capacitação é promover a formação profissional desse ACS com perfil e competência para execuções de ações de promoção e prevenção, a fim de realizar ações educativas individuais e coletivas, na comunidade, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Olete Benedito Ventura, o Agente Comunitário de Saúde tem a necessidade de construção de novos conhecimentos. “A profissionalização do ACS é um dos grandes desafios dessa gestão”, disse.

Com a consolidação do Programa de Saúde da Família, para dar conta das demandas locais de serviço e com o aumento no número de novas unidades de saúde, torna-se cada vez mais necessária a formação de profissionais. “Essa qualificação propiciará uma melhoria significativa na qualidade do atendimento à saúde da população”, sublinhou Olete Ventura.

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde começou a ser implantado na década de 80, em Mato Grosso. O trabalhou conquistou importante espaço no acompanhamento das gestantes e crianças. O Ministério da Saúde, reconhecendo a necessidade de implantar uma nova organização da atenção à saúde, completando, a incorporação de Recursos Humanos e tecnologias contextualizadas em novas práticas, formulou as diretrizes do programa de Saúde da Família (PSF), lançado em 1994.

A estratégia do PSF propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços de saúde, bem como para sua relação com a comunidade. E o Agente Comunitário de Saúde é o novo elemento que vem estabelecer vínculo entre os serviços de saúde e a população. Atualmente, são 350 ACSs trabalhando em Cuiabá.

O ACS desempenha um papel importante como elo entre a equipe, o serviço de saúde e a comunidade. O fato de ser morador da comunidade em que atua facilita a vinculação e a identidade cultural com as famílias e, também, a percepção dos anseios e demandas dessa população.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276622/visualizar/