Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 08 de Setembro de 2006 às 16:00

    Imprimir


As comemorações deste 07 de Setembro começaram bem cedo em Alto Garças (366 km ao Sul de Cuiabá) e teve um motivo muito especial para levar boa parte dos seus 12 mil habitantes às margens da avenida central que leva o mesmo nome da data que marca a independência do Brasil: a inauguração da escola-modelo “Ytrio Corrêa”.

Às 8h, os 2,6 mil estudantes do município - atendidos em três escolas municipais e duas estaduais - já estavam preparados para o desfile cívico e seguiram a fanfarra da Escola Estadual “Ytrio Corrêa”. Logo após, o prefeito Cezalpino Mendes (Júnior Pitucha), o secretário de Estado de Educação em exercício, Noí Borges Scheffer, e a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz - de férias, mas que fez questão de participar da entrega da obra - descerraram a placa de inauguração do prédio novo.

A escola-modelo substituiu o antigo prédio onde funcionava a “Ytrio Corrêa” e vai acomodar os seus 1.200 alunos matriculados no Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com capacidade para atender 2 mil alunos, a escola ainda receberá os 120 estudantes da Escola Estadual “15 de Novembro”, que funcionava em um prédio alugado.

“Assim que começaram as obras, a população não acreditava que aqui seria construída uma escola estadual, achavam que era uma faculdade ou hospital, devido à suntuosidade do prédio. E agora vamos poder oferecer essa estrutura à maior parte dos alunos da cidade com a junção dessas duas escolas”, destacou o diretor da escola, Alessandre Anjos da Silva.

A um custo de R$ 2, 5 milhões, o Estado de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Infra-estrutura (Sinfra), e em parceria com a prefeitura municipal, ergueu em uma área de 2.855 m², um prédio com 24 salas de aula, piscina semi-olímpica, quadra de esportes e um refeitório. A área ainda permite a construção de um campo de futebol e uma quadra de areia, que já estão nos planos da direção da escola.

As 24 salas de aula permitirão a instalação do laboratório de informática, com 10 computadores, biblioteca, sala de vídeo e sala de áudio para aulas de tradução de línguas (Espanhol e Inglês). “Pretendo aproveitar ao máximo toda a estrutura da escola, principalmente o laboratório e a piscina e cuidar para que ela se mantenha bonita”, disse a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Tatiane Santolin, que não resistiu e estreou a piscina.

"A construção desta escola-modelo trás ao município de Alto Garças mais qualidade de ensino e estímulo aos profissionais da Educação“, afirmou o prefeito Júnior Pitucha.

Ao fazer a entrega do prédio, Noí Scheffer observou que a entrega de escolas melhores estruturadas é uma das práticas realizadas pelo governo. Em alusão à data comemorativa, destacou que a cidadania está em cuidar do que foi comprado com o dinheiro de todos e que é de todos, como a escola. “A função do gestor do Estado, que é a de fazer os recursos chegarem de fato a quem precisa, deve ser complementada pela sociedade, através da fiscalização e do cuidado com o patrimônio público”, afirmou o secretário.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277001/visualizar/