Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 08 de Setembro de 2006 às 14:09

    Imprimir


O coordenador de Alfabetização do Ministério da Educação, Tancredo Maia, disse que o governo reviu a meta de erradicar o analfabetismo do país em 2007. Segundo Maia, a meta de ensinar todos os brasileiros acima dos 15 anos de idade a ler e a escrever ficou apenas para 2010, como determina o Plano Nacional de Educação.

No período de 2003 a 2005, o MEC alfabetizou, através do Programa Brasil Alfabetizado, 5,3 milhões de jovens e adultos. Em 2006, a meta é alfabetizar mais dois milhões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2004 existiam no Brasil 15,1 milhões de analfabetos acima dos 15 anos.

Segundo Maia, a meta do Brasil Alfabetizado teve de ser revista no decorrer dos quatro anos do governo Lula. “Esse programa é um esforço da sociedade. Não é um programa que se resolva exclusivamente com uma determinação do governo federal. Ele tem o envolvimento de toda a sociedade nessa mobilização. E alcançar essa meta depende da conjunção desses esforços. Eu acho que essa meta era inicialmente difícil para a sociedade e que teve que se adequar às possibilidades orçamentárias e de mobilização”, disse Maia.

Segundo ele, a capacidade de mobilização da sociedade contra o analfabetismo é limitada no país. Mesmo com um orçamento maior, o número de pessoas atendidas pelo programa não poderia ser aumentado. “A gente pode imaginar uma mobilização de dois milhões de pessoas ao mesmo tempo, mas não de dez milhões. Não tenho expectativa de que, com muito mais dinheiro e muito mais parceiros, a gente chegaria a muito mais gente. Há rincões de difícil acesso, como na zona rural”, afirmou o coordenador.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277029/visualizar/