Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 07:10
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


O secretário de Estado de Educação em exercício, Noí Borges Scheffer, se reuniu ontem (03.09) com prefeitos e representantes das cidades que oferecem o projeto “Hayô” e o gerente da Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Sebastião de Oliveira. O projeto oferece um curso de formação em nível médio a 264 professores indígenas de Mato Grosso.

Durante a reunião foi feita uma avaliação dos reajustes do projeto para 2007 e ainda o acerto da parceria entre Estado e Municípios para a continuidade do projeto. No dia 25 de setembro, eles se reunirão novamente para o retorno da minuta onde serão feitas as indicações finais dos reajustes e assinatura do convênio.

De acordo com o gerente da Educação Indígena, o reajuste no projeto “Hayô” partiu dos segmentos indígenas, que fizeram uma proposta de avaliação visando a reestruturá-lo para atender as 31 etnias existentes no Estado.

“O projeto, que foi implantado em 2001 e revisto em 2004, será novamente reformulado nas partes curricular, pedagógica e estrutural, levando em conta as necessidades sócio-culturais de cada etnia”, explicou Sebastião.

Projeto “Hayô”

O curso é equivalente ao Ensino Médio, com formação de professores no magistério, e tem duração de cinco anos. Acontece em 10 etapas, presenciais e intermediárias. Tem como objetivo preparar o professor indígena para lecionar nas aldeias, valorizando a diversidade cultural existente em cada etnia, e respeitando a língua e costumes.

Em outubro acontecerá a segunda etapa presencial do curso de formação para professores em quatro pólos: Juína, Canarana, Campinópolis e Xingu (alto e baixo).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277341/visualizar/