Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 21 de Fevereiro de 2013 às 10:59

    Imprimir


A Defensoria Pública ingressou com uma ação civil pública para assegurar a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros. São cerca de 40 mil habitantes de cinco municípios, na região de Alto Araguaia, que estão desassistidos desta instituição.

O Corpo de Bombeiros mais próximo para atender estas cidades fica a uma média a 200 quilômetros de distância, no município de Rondonópolis.

Autores da ação, os defensores públicos, Carlos Eduardo de Freitas Souza e Hugo Ramo Vilela, explicam que o órgão é de fundamental importância para a prevenção de danos ao patrimônio cultural local e prestação de serviços de indiscutível relevância para a segurança da população.

A unidade servirá para atender os municípios de Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Araguainha e Ponte Branca. Os defensores esclareceram que antes da de optar por ingressar com uma ação civil pública foram encaminhados diversos ofícios alertando as autoridades públicas sobre os riscos à população.

Conforme a ação, os incêndios ocorridos na região de Alto Araguaia, são combatidos – quase sempre – com a ajuda de caminhões-pipa, fornecidos pelos municípios, porém não têm a mesma eficiência do Corpo de Bombeiros no controle de chamas.

"Estamos tratando também da vulnerabilidade das crianças nas escolas, de idosos nos asilos, de enfermos nos hospitais e de toda a população em geral, que podem sujeitar-se a acidentes das mais variadas espécies, sem contar os incêndios que são donos de um verdadeiro poder incalculável de destruição em massa", diz um trecho da ação civil pública.

Na ação, foram anexadas fotos de veículos que pegaram fogos em rodovias, localizadas nestes municípios, incêndios ambientais, entre outros. Os defensores pedem ainda, que caso o Estado alegue impossibilidade de pagamento, que, seja sequestrado recurso do orçamento em áreas menos importantes, como a propaganda institucional.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27753/visualizar/