Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 05 de Setembro de 2006 às 07:33
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Entre os dias 13 e 15 de setembro o Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizará um encontro de formação para os professores que lecionam aos estudantes que moram no campo. O encontro visa a construir um Projeto Político Pedagógico embasado e específico à realidade das 77 escolas estaduais localizadas na zona rural.

A qualificação acontecerá no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. As inscrições já podem efetuadas pelo telefone: (65) 3613 6444, com a equipe de Educação do Campo. A Seduc abriu duas vagas para cada escola. O curso é direcionado a professores que estão em sala de aula.

Segundo o coordenador da equipe de Educação do Campo da Seduc, Jair Reck, o encontro é um acontecimento inédito no Estado e servirá ainda para iniciar a elaboração de material didático diferenciado e que respeite as necessidades e características do aluno do campo.

“É importante ressaltar que esta é a primeira vez que o Estado de Mato Grosso esforça-se em apresentar uma Política Pública para a Educação do Campo. Observamos isso com a inclusão de um capítulo específico no Plano Estadual de Educação e o Encontro Nacional de Educação do Campo, sediado em Cuiabá, em junho deste ano e, agora, vamos oferecer essa formação aos nossos professores, abrindo para a construção coletiva do que compõe e deve compor esta política”, afirmou Reck.

Mato Grosso foi o primeiro Estado a incluir a temática “Educação do Campo” no seu Plano Estadual de Educação (PEE); nem mesmo o Plano Nacional de Educação contempla o tema. O PEE foi discutido e elaborado durante a “1ª Conferência do PEE”, que aconteceu em maio deste ano, o qual apresentou proposições, objetivos, metas e princípios para mais 12 temas referentes à Educação.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), estudam atualmente nas escolas estaduais localizadas na zona rural de Mato Grosso 24.551 alunos, sendo que 18.266 estão matriculados no Ensino Fundamental, 5.365 no Ensino Médio e 920 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Participantes

O evento será aberto na terça-feira (13.09), às 9h, e terá como palestrante de abertura o representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), Antonio Marangon. Na programação (ver abaixo) ainda consta a palestra “A Educação do Campo e a territorialidade no viés da Agricultura Alternativa”, com o professor doutor Medson Janer da Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA).

O coordenador da Educação do Campo lembra que os participantes devem trazer, em CD ou disquete, uma cópia de todos os projetos desenvolvidos na escola. “O material será analisado com possibilidade de publicação para subsidiar todas as escolas do campo”. Para isso, sugere que o material deve ser organizado da seguinte forma: Nome da Escola; Tema do projeto; Problema; Objetivos; Justificativa; Metodologia; Conteúdo; Resultados; Bibliografia.

Programação

DIA 13/09/2006 Local - Hotel Fazenda Mato Grosso- Cuiabá 08h00 - Recepção e Entrega de Material 09h00 - Abertura oficial Coordenação da mesa: Profa. MS. Dolores Schussler SUEC - SEDUC 10h00 - Palestra de abertura : Antonio Marangon Secad- MEC 11h00 - Representante dos Movimentos Sociais- Solange S. dos Santos setor de educação do MST. 12h00 - Almoço Coordenação da mesa: Profa. Ms. Ceres de Moraes Gomes Lima 13h30 - Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos da pesquisa para a produção do conhecimento articulada com ação comunitária. Prof. Dr. Luiz Augusto Passos 14h30 - A semiótica e as possibilidades de integração das áreas de conhecimento, voltadas para a ação educativa do campo. Prof. Dr. Roberto Boaventura. UFMT. 15h30 - Intervalo 15h45 - Princípios da Agroecologia para a educação do campo- Prof. Jorge Luiz Schirmer Unemat- Tangará da Serra Coordenação de oficina pedagógica: Euzemar F. Lopes Siqueira; Nelci Salete Basso; Maria Divina Santana; Maria A. Arruda Cortes. 16h45 - Oficinas para produzir material didático pedagógico. 18h45 - Jantar 19h30 - Oficina pedagógica

DIA 14/09/2006 Coordenação da mesa: Janaína Santana da Costa 08h00 - A educação do campo e a territorialidade no viés da agricultura alternativa. Prof.Dr. Medson Janer da Silva Consultor da SDT/ MDA e Diretor de Ensino/Pesquisa e Extensão da FUMESUNM. 09h00 - Princípios da sócio-economia solidária- Prof. Ms. Laudemir Zart Pró- Reitor de Pós Graduação e Pesquisa - UNEAMT 10h00 - Empreendimentos cooperativos/solidários- Prof. Clovis Vailant. UNITRABALHO. 11h00 - Horticultura orgânica para as escolas do campo- Eng. Agrônomo- Guilherme Gomes- e Prof. Antonio- UFSC 12h00 - almoço Coordenação de oficina pedagógica: Joanir Irene de Sampaio; Ceres de Moraes Gomes Lima; Moema de Figueiredo Leite. 13h30 - Oficinas pedagógicas 15h30 - Intervalo 15h45 - Oficinas pedagógicas 19h00 - Jantar 20h00 - Noite cultural com Lançamento do Livro do Prof. Dr. Jair Reck. Por Uma Educação Libertadora: O Ideário Político-Pedagógico do Educador Cubano José Martí.

DIA 15/09/2006 Coordenação da mesa: Prof. Rodnei Garcia Comitê Estadual da Educação do Campo 08h00 - O currículo da educação do campo. Prof. Dra. Maria do Socorro Silva UNB -MDA 09h00 - Oficinas pedagógicas para a construção do currículo da educação do campo. 12h00 - Almoço Coordenação da mesa: Prof. Sirineu Moleta Presidente da UNDIME - MT 13h30 - Políticas Públicas da Seduc- MT para a educação do campo. Profa. Dra. Marta Pontin Darsie. Secretária Adjunta de Políticas Educacionais SEDUC- MT; Prof. Ms. Leonir Boff UNEMAT, e Prof. Dr. Jair Reck - Coordenador Estadual da Educação do Campo- SEDUC- MT UNEMAT. 16h00 - Avaliação e enceramento.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277620/visualizar/