Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 08:27

    Imprimir


Uma rede nacional de pessoas extremamente preocupadas com a educação. Para o vice-presidente do banco Itaú, Antonio Jacinto Matias, esta seria uma alternativa para o assunto no País. "Precisamos criar uma rede de educochatos. Assim como os ecochatos falavam o tempo todo do verde, temos que fazer isso com educação", afirma. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Matias diz que faltam conscientização e paixão na hora de avaliar os resultados educacionais brasileiros e que uma rede nacional promovida pela iniciativa privada quer criar um pacto sobre educação com a sociedade.

A rede defendida por Matias resume o movimento que será lançado na quarta-feira em São Paulo, chamado de Todos pela Educação. "A idéia é criar um fundo para gerenciar o movimento, mas não como substituir o Estado como provedor da educação", afirma. Segundo ele, mesmo se todos os empresários brasileiros colocassem todos seus recursos, isso não afetaria 1% do problema.

O executivo diz que o Todos pela Educação é um compromisso assumido por vários empresários, mas a sociedade brasileira precisa cobrar educação, torcer e ajudar do processo. "Todo mundo fica chateado se o Brasil perde a Copa do Mundo. Mas o País fica em último lugar em uma avaliação internacional de educação, ninguém dá atenção nenhuma", compara. Para ele, as pessoas deveriam pressionar, pedir que a imprensa dê manchete, mandar cartas para os jornais e discutir o assunto na escola.

Matias também sugere a criação de uma lei de responsabilidade educacional. Ele diz que essa lei obrigaria os governos a serem responsáveis com relação à educação, como a lei de responsabilidade fiscal.

O projeto Todos pela Educação tem o ano de 2022, bicentenário da independência do Brasil, como uma data objetivo para que as metas sejam atingidas. "Porque não há verdadeira independência sem educação", conclui o executivo.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277891/visualizar/