Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 22:58

    Imprimir


Implantar nas escolas do campo um Projeto Político Pedagógico com uma educação de qualidade de acordo com a realidade local. Para alcançar esse objetivo, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza uma série de visitas às escolas da zona rural para fazer vistorias e dar assessoramento pedagógico. Nesta quinta feira (31.08) foi a vez da Escola Estadual “Wellington Flaviano Coelho”, localizada no assentamento Márcio Pereira, em São José do Povo (a 268 km de Cuiabá).

O trabalho, que tem a finalidade de identificar os principais problemas de estrutura - física e pedagógica - existentes na escola, foi coordenado pela secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, que contou com o apoio de uma equipe, formada por técnicos de várias superintendências da Seduc: Rede Física, Gestão Escolar, Educação do Campo e Gestão de Recursos Humanos.

De acordo com a secretária Marta, a Seduc está trabalhando para oferecer às crianças do campo uma escola de qualidade, tanto na parte física quanto pedagógica. “Nós queremos proporcionar a elas os mesmos atrativos de uma escola da cidade, onde têm biblioteca e laboratório de informática com internet”, observou Marta, acrescentando que esse é o principal meio de evitar que as crianças abandonem a zona rural.

Durante a visita, a secretária e sua equipe participaram de uma reunião que contou com a presença da diretora da escola Rosângela Freitas de Aquino e a dos funcionários da unidade; de assessores pedagógicos dos municípios de Rondonópolis, Juscimeira e Jaciara; de técnicos do Cefapro de Rondonópolis, da secretária municipal de São José do Povo e do presidente do Conselho Municipal de Educação.

Na ocasião, eles ouviram as sugestões e reivindicações da comunidade escolar sobre alguns pontos: reforma dos banheiros; construção de uma quadra esportiva; ampliação da cozinha; pintura do prédio; transporte escolar e ainda questões pedagógicas como, por exemplo, a adequação de um horário para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Marta destacou que a escola não é um espaço só dos alunos, mas também de toda a comunidade. “É aqui que eles realizam as reuniões comunitárias e todo o tipo de festa. Por isso, ela precisa ser adequada para atender a todos, principalmente nos finais de semana”, acrescentou.

Antes da reunião os alunos da 1ª a 4ª séries fizeram uma apresentação encenando a música “Ordem e Progresso”, de Zé Pinto, uma composição que expressa a luta vivida pela comunidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A unidade escolar foi inaugurada em 2005 e atende 275 alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nós estamos muito felizes com a presença da equipe na escola, isso prova que a Seduc está preocupada em resolver os nossos problemas e oferecer um atendimento adequado aos nossos alunos”, disse Rosângela.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278239/visualizar/