Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 10:23
Por: Soraia Pereira

    Imprimir


Cáceres, MT - É de Cáceres, uma das cidades mais antigas do Estado – fundada em 1778 com a finalidade de povoar ainda mais a fronteira e dar suporte ao município, e então capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade - que poderá sair o “Jovem Embaixador” de Mato Grosso. Na realidade, poderá ser uma jovem embaixadora: Raiana Katherine da Silva Lira.

Raiana, de 16 anos, estuda no 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual “União e Força” e, por incentivo da professora de Língua Portuguesa e Inglês, Amanda Lins Lusting, se inscreveu no concurso. O “Jovens Embaixadores”, realizado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e que em Mato Grosso conta com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Educação (Seduc), levará um aluno do Estado, com tudo pago, para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, em janeiro de 2007.

Nesta sexta-feira (01/09), Raiana e mais seis estudantes de escolas públicas de Mato Grosso, que passaram para a segunda etapa do concurso, farão a prova escrita. “Tenho certeza de que vou me dar bem”, disse ela, expressando toda confiança.

De acordo com a professora Amanda, ela foi convidada para participar do concurso porque está sempre bem disposta, é participativa nas atividades escolares e tira excelentes notas. “Convidamos outros alunos, mas ela conseguiu preencher todos os requisitos”, lembra.

Apesar de ter esse currículo, Raiana garante que não é uma aluna que só pensa nos estudos, mas que estuda bastante e gosta de ler todo tipo de livro. “Ela é uma versão moderna de estudante: sai para a balada, paquera e estuda. Enfim, é uma menina que sabe aproveitar a vida da melhor maneira”, ressaltou a professora.

Os requisitos exigidos pelo concurso eram: ter idade entre 15 e 18 anos; estudado sempre em escola pública; nunca ter viajado para o exterior; ter boa fluência verbal e escrita em inglês, ter renda mínima desfavorável; ter bom desempenho escolar e estar engajado em atividades de responsabilidade social ou voluntariado. “Somente neste último requisito eu achei que ela não ia se enquadrar”, disse Amanda.

Mas, para a surpresa da professora, Raiana é líder da Pastoral da Criança, organismo ligado à Igreja Católica, e faz o acompanhamento mensal de aproximadamente 40 crianças carentes, com idade entre 0 e 6 anos, do bairro Jardim do Trevo. “A gente visita as casas e pesa as crianças, verifica se não estão desnutridas, leva remédios e até auxilia as mulheres grávidas”, explicou ela.

Se passar para a próxima etapa do concurso, que será a prova oral, a estudante diz que não terá muita dificuldade. Além de estar se preparando em um cursinho de Inglês – local em que trabalha como monitora para abater as mensalidades - ela está hospedando duas jovens alemãs em sua casa.

“Elas estão fazendo intercâmbio e nós as hospedamos. Eu me comunico muito bem com elas em inglês. É por isso que tenho certeza de que vou me dar bem”. Toda a euforia, determinação e confiança demonstrada por Raiane para ganhar o concurso têm dois motivos fortes: ela sonha em viajar pela primeira vez de avião e de se preparar um pouco mais para, no futuro, ser uma guia de turismo.

Se depender do lugar onde Raiana mora, ela já tem todos os subsídios para realizar este último sonho. Cáceres, que têm o apelido de “Princesinha do Paraguai”, fica localizada à margem esquerda do rio Paraguai, faz divisa com a Bolívia, possui três ecossistemas: Pantanal, Cerrado e Amazônia, fica na entrada do Pantanal, realiza um dos maiores festivais de pescas do mundo e tem uma arquitetura central centenária e maravilhosa.

Jovens Embaixadores

O objetivo do programa Jovens Embaixadores é oferecer a estudantes que se destacam nas escolas públicas no Brasil a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio cultural de alto nível. Em sua quinta edição, o Programa terá a duração de duas semanas e será realizado no mês de janeiro de 2007.

Os jovens brasileiros selecionados passarão cinco dias na capital, Washington, e mais nove dias em um Estado norte-americano, convivendo com uma família americana. Os estudantes selecionados também freqüentarão aulas em uma escola de Ensino Médio (“high-school”) e farão apresentações sobre o Brasil. Todos receberão ajuda do governo dos EUA e das instituições patrocinadoras do programa, sem nenhum custo financeiro para os participantes selecionados.

Confira abaixo a relação com os nomes dos outros alunos que farão a prova escrita hoje

Karen Fernanda da Silva – Escola Estadual “Prof. Nilo Povoas”, em Cuiabá Josiany Brito dos Reis – Escola Estadual “Marechal Eurico Gaspar Dutra”, em Barra do Garças Sara Costa de Oliveira – Escola Estadual “Heronides Araújo”, em Barra do Garças Jaymes Douglas S. Carvalho – Escola Estadual “Filinto Muller”, em Arenápolis Prycila Machado de Castro – Escola Estadual “N. Srª do Perpétuo Socorro”, em Vera Betsemem Barbosa de Souza – Escola Estadual “Enio Pipino”, em Sinop





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278415/visualizar/