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Educação/Vestibular
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 15:43
Por: Rosane Brandão

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A 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) realizada nesta terça-feira (29.08) mobilizou 490 escolas estaduais e 411 municipais, totalizando a participação de 300 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio. A Olimpíada, que foi realizada em todos os Estados brasileiros, avaliou 32.603 estudantes de escolas públicas e privadas.

O objetivo é estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matéria e, ainda, detectar jovens talentos. A ação é promovida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, em parceria com Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e Sociedade Brasileira de Matemática.

Na Escola Estadual “Nilo Póvoas”, em Cuiabá, 2.200 alunos fizeram o exame. De acordo com a coordenadora, Sonizete Miranda, tanto alunos quanto professores ficaram muito empolgados com a prova. “Essa avaliação é um desafio para eles, pois os exercícios trazem metodologias inovadoras onde fortalecerá ainda mais o aprendizado”, disse a coordenadora.

“É uma oportunidade de avaliarmos os nossos conhecimentos em relação à disciplina. Com isso podemos detectar os erros e tentar melhorar aonde temos mais dificuldades”, comentou o aluno do segundo ano Júlio Junior.

No ano passado, a escola “Nilo Póvoas”, teve dez alunos classificados para a segunda fase da Olimpíada, sendo que três deles ficaram entre os vencedores. “No início alguns dos alunos ficaram um pouco receosos em fazer a prova, mas explicamos que essa é uma forma de medir os conhecimentos, não só do aluno como também do professor. Essa avaliação é de extrema importância para a escola detectar onde têm falhas”, concluiu o professor de matemática, Julio César Campanholo.

A Escola Estadual "José de Mesquita", que oferece somente o Ensino Médio, também participou da Olimpíada, onde 900 alunos fizeram a prova. “Os exercícios aplicados neste exame tem uma abordagem diferenciada daqueles que os alunos estão acostumados a fazer durante as provas habituais da escola. Aqui eles estão trabalhando mais o raciocínio lógico, foi o que despertou o interesse deles”, explicou o professor de Matemática Gilberto Moreno.

Para a coordenadora da escola, Dilma Bernardes, “medir o conhecimento dos alunos é uma forma de tentar melhorar, pois é por meio da avaliação que detectamos as falhas”, informando que os professores vão fazer a revisão do caderno de prova para ver aonde os alunos tiveram mais dificuldades.

A divulgação será outubro. Os 5% dos alunos com melhor classificação participam da segunda prova marcada para o dia 18 de novembro. A segunda etapa será composta de questões discursivas, nas quais o aluno deverá demonstrar como chegou ao resultado dos problemas.

Os estudantes vencedores receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificado de menção honrosa e bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT).

Projeto

Em 2005, o projeto envolveu a participação de 10,5 milhões de alunos em 31.031 Escolas Públicas de 5.197 municípios do Brasil. Em Mato Grosso, 15 alunos receberam medalha de bronze, 15 receberam de prata e 15 alunos foram premiados com bolsa de Iniciação Científica Jr. (CNPq). A Escola Estadual São Francisco de Jaciara foi premiada com laboratório de computação.





Fonte: Da Assessoria

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