Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 23:24

    Imprimir


Sensibilizar os alunos da importância da reciclagem e como lidar com o lixo. Esse foi principal intuito da Escola Estadual “André Avelino Ribeiro”, de Cuiabá, ao desenvolver o projeto “Reciclar: o exemplo começa na escola”. A ação envolve os 2.030 alunos da unidade escolar que fazem a coleta seletiva de garrafas de plástico e latinhas de alumínio para serem recicladas.

O projeto é realizado em parceria com a empresa Coca-Cola, que tem como proposta trocar os materiais coletados pela pintura nova nas salas de aula. Nesta segunda-feira (28/08), os funcionários da empresa estiveram na escola para recolherem esses materiais.

Conforme a professora de Química e uma das coordenadoras o projeto, Cristiane da Silva Alves, os funcionários vão até a escola uma vez por semana, onde recolhem e fazem a contagem dos materiais, somando os pontos acumulados. “As garrafas de refrigerantes de um a dois litros e meio valem um ponto cada; duas garrafas de 600 ml somam um ponto; as de água, um ponto a cada três unidades; e as latinhas, cada uma vale um ponto”, explicou a professora.

A meta da escola é alcançar 80 mil pontos, até outubro. Esta é quantidade exigida pela Coca-Cola para conseguirem a pintura das 15 salas de aula da escola e as três salas do setor administrativo. Até agora, a escola já acumulou 23 mil pontos.

Além da pintura, serão premiadas as quatro turmas que somarem mais pontos durante o processo de coleta. Eles ganharão uma visita à fábrica da Coca-Cola para conhecerem o procedimento de trabalho da empresa.

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Anne Ketene da Silva Santana, o projeto ensina que a quantidade de lixo jogado no meio ambiente é a principal causa dos desastres ambientais. “As pessoas não tem noção dos danos que o lixo jogado nas ruas e rios pode causar para o meio ambiente e isso precisa ser mudado”, alertou.

Como complemento do projeto, a escola vai oferecer aos alunos, durante quatro sábados, uma oficina de reciclagem de papel e de plástico. “Eles aprenderão quais as formas de reutilização das garrafas. Uma delas será a utilização para os canteiros onde plantaremos 50 tipos de plantas ornamentais que recebemos como doação do Horto Florestal para arborização do pátio da escola” ressaltou a professora de Biologia e também coordenadora do projeto, Raélita de Oliveira Resende. Comunidade

A ação deu tão certo que está envolvendo toda a comunidade da região do CPA. Grande parte dos moradores está colaborando com a escola fazendo a coleta seletiva em casa, onde os alunos passam e recolhem o material.

“O que nós estamos ensinando não é simplesmente a reciclagem e a preservação, mas também a conservação do patrimônio. Os alunos estarão protegendo e utilizando ao mesmo tempo, pois as árvores que serão plantadas vão servir de sombra e manterá o equilíbrio ecológico”, acrescentou Raélita.

A escola já está providenciando lixeiras para a coleta seletiva do lixo, onde os alunos poderão separar diariamente o lixo adquirido dentro da unidade como papel, vidros, plástico e metal.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279524/visualizar/