Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 19:17

    Imprimir


Neste sábado (26), o Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, vai realizar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença grave, causada pelo poliovírus, que ataca geralmente as criança e pode ser facilmente transmitida.

O vírus se desenvolve na garganta ou no intestino e se espalha pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios provocando a paralisia. Nos casos mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer.

A única forma de se prevenir é com a vacinação. Não existe tratamento específico para a doença e não há cura. Por isso, é importante que as crianças tomem todos os anos a vacina contra a poliomielite até completarem 5 anos de idade.

No Brasil, a campanha de vacinação contra a paralisia infantil foi criada em 1980. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o último caso de poliomielite no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Para ele, a vacina é importante para que o Brasil continue sem registrar casos da doença.

“A importância da vacina contra a poliomielite é fazer com que o Brasil continue livre dessa doença, que é grave e, quando a gente tinha circulação no Brasil, centenas de crianças morriam ou ficavam com seqüelas muito graves pelo resto da vida,” lembra Barbosa.

Uodos os municípios brasileiros participam da campanha e cada um organiza a sua ação de vacinação. As vacinas vão estar disponíveis em mais de 100 mil postos de todo o país, como em shoppings, lanchonetes, igrejas e associações comunitárias.

O Ministério da Saúde promove todos os anos duas etapas gratuitas da Campanha Nacional de Vacinação. A primeira aconteceu em julho e vacinou mais de 16 milhões de crianças. Para essa segunda etapa, a expectativa é de alcançar 17 milhões.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280276/visualizar/