Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 16:03

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) implementa a assistência hospitalar no enfrentamento à hantavirose, em Tangará da Serra. O Estado passa a disponibilizar serviço de diálise peritonial, beneficiando pacientes com suspeita de hantavirose e outros pacientes com problema renal.

Ainda como ação de controle da hantavirose a Secretaria de Saúde do Estado viabilizou junto ao Ministério da Saúde (MS) a possibilidade da implantação do diagnóstico laboratorial, o que permitirá que os exames sejam feitos diretamente no Estado. Atualmente, o Ministério da Saúde só possui três laboratórios de referência para os exames: Evandro Chagas, no Pará, para onde são enviados os materiais de coleta de Mato Grosso, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e o Adolfo Lutz, em São Paulo.

O aumento de casos focado na região Médio-Norte se deve as condições de clima seco, quente, baixa umidade do ar e surgimento de ventos que provocam muita poeira. Outro fator é a oportunidade de alimento farto oriundo da produção de grãos e cana de açúcar, o que favorece a proliferação do roedor, além do desequilíbrio ecológico causado pela falta do predador natural.

No enfrentamento da atual situação o Estado e os municípios estão desenvolvendo ações estratégicas acordadas com as normas de vigilância. As medidas orientadas são: desratização, desinfecção de ambientes propícios para a presença do rato (armazéns de grãos, silos, paióis e outros depósitos de alimentos), uso obrigatórios de protetores individuais no trabalho de armazenamento e colheita e na limpeza dos maquinários pertinentes. Na área de informação, prevenção e controle estão sendo distribuídos folderes e cartilhas.

A Superintendência de Vigilancia de Saúde do Estado promoveu a capacitação dos profissionais de saúde, da região, para o enfrentamento da doença, com autoridades no assunto, e realizou fóruns para a população em geral, e públicos direcionados.

Uma outra investida do Estado no enfrentamento à hantavirose é o envolvimento das entidades civis organizadas, Secretarias municipais de Saúde e entidades representativas das atividades do setor rural, na busca de parceria com o Instituto de Defesa Agropecuário do Estado de Mato Grosso (Indea) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e na realização de ações casadas visando o controle da doença.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280323/visualizar/