Repórter News - www.reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Domingo - 17 de Fevereiro de 2013 às 12:46

    Imprimir


A Academia de Ciências austríaca, 75 anos após a anexação da Áustria pela Alemanha nazista e 68 anos após a queda da ditadura de Adolf Hitler, reconheceu que muitos membros da época eram integrantes do Partido Nazista (NSDAP) e, frequentemente, também da SS - organização paramiliar ligada ao partido.

Um estudo realizado por historiadores, revelado pelo semanário "Profil" e que será publicado por ocasião do 75º aniversário do Anschluss (anexação), no dia 12 de março de 2013, também revela que 21 cientistas judeus, incluindo três Prêmios Nobel, o Prêmio de Química Richard Willstätter (1915), os Prêmios de Física Viktor Franz Hess (1936) e Erwin Schrödinger (1933), foram excluídos da Academia, que na época tinha 53 membros. Nove deles morreram no Holocausto.

Em 1939, a Academia de Ciências austríaca pôde proclamar que "não incluia judeus". A partir de 1941, a Academia de Ciências se dedicou inclusive a trabalhos de investigação racial, sobretudo medindo os crânios dos deportados e de prisioneiros de guerra.

Dos cerca de 60 membros da Academia, três quintos eram adeptos do NSDAP.

Após a queda do Terceiro Reich, a Academia suspendeu seus membros nazistas, mas a partir de 1950 todos eles foram reintegrados, incluindo um ex-Sturmbannführer SS (comandante).

Segundo a historiadora austríaca Heidemarie Uhl, que participou do estudo, "falta determinar se a Academia de Ciências, ao reintegrar os ex-nazistas, não fazia nada que não fosse agir em conformidade com a sociedade austríaca do pós-guerra".

Até o início dos anos 1990, a Áustria e os austríacos se consideravam as "primeiras vítimas de Adolf Hitler". Mas o presidente Thomas Klestil, em 1994, em um discurso pronunciado perante o Knesset (parlamento israelense), reconheceu publicamente a plena responsabilidade histórica da Áustria nas atrocidades nazistas.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/28037/visualizar/