Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 01:08

    Imprimir


Um estudo da Associação Médica Americana (AMA) concluiu a existência de um elo entre uma centena de casos de infecções oculares e uma solução de limpeza para lentes de contato, fabricada pela empresa Bausch and Lomb. A solução ReNu MoistureLoc foi retirada do mercado depois que casos de infecção provocadas pelo fungo Fusarium keratitis foram constatadas, sobretudo nos Estados Unidos e na Ásia.

"Os resultados deste estudo mostram que a epidemia de Fusarium keratitis estava relacionada com a utilização da solução de limpeza ReNu MoistureLoc", concluiu o estudo, publicado na edição desta quarta-feira do Journal of the American Medical Association (JAMA), em que a associação pede aos usuários de lentes de contato que suspendam o uso do produto.

Segundo a AMA, 164 casos de infecção foram constatados no território americano até 30 de junho, dos quais 55 (34%) resultaram na necessidade de um transplante de córnea. O exame de um grupo de pacientes permitiu constatar que aqueles que usaram a solução ReNu MoistureLoc corriam um risco 20 vezes maior que os demais de contrair esta infecção, informou o estudo.

Não foi constatada a contaminação por Fusarium nas fábricas, entrepostos e filtros utilizados na elaboração da solução de limpeza, nem nas embalagens lacradas. "Nossa pesquisa e os resultados dos testes ambientais sugerem que a exposição ao Fusarium se deve a uma contaminação exógena das embalagens da solução de limpeza ou das caixas de lentes fora do processo de fabricação e estocagem, eventualmente na casa dos usuários", destacou o estudo.

"Todavia, uma utilização da solução sem responder às normas mínimas não parece ser a explicação principal desta epidemia", acrescentou.

A associação recomenda que a solução não seja mais usada e informa que os estudos em andamento vão ajudar a determinar se uma interação entre seus ingredientes e o Fusarium permitiu o desenvolvimento do organismo responsável pelas infecções.

A Bausch and Lomb havia anunciado em maio a retirada permanente, imediata e ao nível mundial, de suas soluções ReNu MoistureLoc, depois de adotar esta medida a partir de abril no mercado americano.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280939/visualizar/