Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 13:46
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde lançou ontem, oficialmente, os trabalhos da segunda etapa da vacinação contra a poliomielite em Mato Grosso. No lançamento, que aconteceu, na praça Major Caetano Dias, em Diamantino (a 208 quilômetros de Cuiabá, na região Médio Norte), o secretário adjunto de Saúde, Antonio Augusto de Carvalho, representando oficialmente o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que a escolha do município como local do lançamento foi o reconhecimento da parceria que o município de Diamantino tem com o Estado no desencadeamento das ações de saúde.

“ Neste ano o Estado foi ao interior na proposta da integração das ações da vacinação. Diamantino tem um histórico de cobertura vacinal desejável e sempre vem cumprindo a meta do Estado e do Ministério da Saúde. Prestigia-lo neste momento é referenciar e reconhecer as ações dos municípios. Convidamos os pais para passar uma tarde diferente na praça e, ao mesmo tempo, cumprir um dever de vacinar os filhos. Esta segunda etapa da vacinação contra a poliomielite é importante no processo da imunização da doença para a criança de zero a cinco anos”, enfatizou o adjunto de Saúde.

A partir desde lançamento está disponível, em todos os Postos do Estado, a vacina contra a poliomielite, mas todos os municípios de Mato Grosso foram orientado pela Secretaria de Estado de Saúde para que o Dia D da campanha (26/08) seja o dia em que todos os esforços sejam concentrados para se alcançar um percentual maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde, de 95% das crianças vacinadas.

Na capital do Estado, Cuiabá, foi escolhida esta quarta-feira (23/08) para mobilizar a população para o dia D da campanha, que acontece no sábado, para que todos os pais com filhos até cinco anos de idade levem seus filhos aos Postos de Vacinação espalhados pela cidade a fim de que possam tomar a vacina.

Em Diamantino o prefeito do município, Francisco Ferreira Mendes Jr, disse que o lançamento oficial da segunda etapa da vacinação contra a poliomielite “é um reconhecimento do trabalho da secretária municipal de Saúde, Marinez Araújo Meire, e um incentivo para continuarmos a oferecer o melhor serviço de atenção à saúde da população que pudermos, contando sempre com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde. Continuando com esse trabalho temos certeza de que, dentro de pouco tempo, alcançaremos em Diamantino o status de referencia em Saúde para a região”.

Marinez Araújo Meire ressaltou que o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde do município, na primeira etapa da vacinação contra a poliomielite, contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação. “Usamos os ônibus da Secretaria Municipal de Educação para conseguir alcançar os pontos mais distantes do município durante a primeira etapa da vacinação na região rural e vamos utilizar todos os meios possíveis para vacinar todas as crianças diamantinenses nesta segunda etapa”, informou.

A professora Edith Vieira Vanuri, da Escola Municipal Brás Maimomi, contou que o município, que já é referencia em Educação, agora avança para se tornar referencia em Saúde também. “O lançamento da campanha é válido e temos que educar e prevenir os pais para que protejam a saúde dos seus filhos aplicando a vacina. A melhor educação produz a melhor saúde e melhor qualidade de vida”,disse.

“Fiquei contente com o lançamento da segunda etapa da campanha aqui no município porque foi mais uma grande ação de prevenção em saúde lançada pelo Estado em Diamantino”, concordou a moradora Adélia Maria dos Santos. “Temos mais de 800 crianças com até 5 anos de idade e a secretária Marinez já avisou a nós, pais, que pretende vacinar todas elas até o dia D da campanha.”

A estudante de enfermagem, pela Uned, Jenifer Roberta Garcia, disse que a presença das mais de 30 alunas do curso no lançamento da segunda etapa da campanha cumpriu um objetivo didático. “Viemos ver como é organizada a aplicação da vacina porque, quando formadas, iremos participar diretamente na vacinação de nossas crianças na prevenção da poliomielite. O lançamento feito dessa forma, em praça pública, é interessante porque incentiva os pais a virem com seus filhos para a vacinação devida”, afirmou.

“Outra estratégia utilizada neste ano pela Secretaria de Estado de Saúde”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Lourdes França, foi o pedido feito aos 141 municípios de promoverem pré-lançamentos da segunda etapa no intuito de mobilizar a população para o Dia D, como ocorre na capital no dia de hoje (23/08). Esses pré-lançamentos são oportunos para dar visibilidade ao grande dia da vacinação que vai ocorrer no sábado, 26 de agosto”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/281072/visualizar/