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Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 13:45
Por: Nika Pereira

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Uma equipe da Superintendência de Ensino e Currículo, da gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem realizado o assessoramento nas escolas estaduais que oferecem essa modalidade na Baixada Cuiabana.

Durante as visitas, eles analisam projeto político pedagógico, metodologia, horário, legislação de Jovens e Adultos e os instrumentos avaliativos da unidade escolar. Já foram visitados os municípios de Cuiabá, Várzea Grande - Distrito da Guia, Acorizal, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento.

De acordo com a assessora técnica da EJA, Carmen Lúcia Giuntini, a finalidade é fazer um levantamento sobre a metodologia de currículo utilizada pelas escolas que atendem aos alunos da EJA.

“A idéia é assessorar quanto à metodologia, se a unidade trabalha com os projetos e chegar ao melhor desempenho escolar do aluno. Para isso, fazer um levantamento das deficiências apresentadas nos conteúdos aplicados aos alunos“, explica Carmen.

Carmem explica que a oferta da EJA deve ser diferenciada da rede regular. “Esse aluno já tem consigo uma grande experiência de vida e isso deve ser respeitado e aproveitado. Contudo, os conteúdos básicos não podem ser descartados para que esses estudantes possam ficar em pé de igualdade com os de outras modalidades de ensino e poder correr ao mercado de trabalho”.

Além do assessoramento, a equipe disponibiliza material sobre Legislação, Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), textos que falam sobre a identidade do profissional da EJA e a metodologia que deve ser trabalhada.

A visita também conta com a equipe do Ensino Médio da Seduc, que em função dos baixos índices apresentados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso, se reúnem com professores para discutir a evolução das notas.

Enem

Entre os 27 brasileiros, Mato Grosso ficou em 12º lugar na colocação geral do Enem de 2005, com 38,052 pontos, sendo a média nacional 40,052. O município melhor classificado foi Guarantã do Norte, com 47,52 pontos e a escola estadual melhor classificada foi a “La Salle”, de Rondonópolis, com 51,8 pontos.

Contudo, a escola estadual “Benedito de Carvalho”, de Cuiabá, teve 25 pontos. O resultado obtido pelos estudantes dessa escola, ressalta a técnica, é fruto da realidade sócio-econômica a que estão submetidos. “Eles são estudantes da EJA, que já estão em distorção idade/série e a maioria trabalha durante todo o dia. Essas condições não favoreceram a um bom desempenho”.

Dos 350 alunos concluintes do Ensino Médio da “Benedito de Carvalho” apenas 15 prestaram o Enem 2005, cuja adesão é voluntária.





Fonte: Da Assessoria

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