Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 07:28

    Imprimir


A chance de fazer um pré-vestibular gratuitamente levou centenas de pessoas a se inscreverem no Curso Pré-Vestibular Comunitário, que começou semana passada, em Cáceres, promovido pela União Cacerense de Associações de Moradores, Ucam. São 230 vagas e as aulas, noturnas e diárias, estão acontecendo nas escolas Onze de Março, no centro da cidade, e Caic, no bairro Cidade Nova.

Cada aluno teve que pagar apenas a taxa de inscrição, de R$ 20. Serão três meses de curso, com oito disciplinas. Os professores serão pagos com o dinheiro arrecadado nas inscrições, mas o trabalho é quase voluntário: cada um está recebendo R$ 10 por hora/aula. As oito disciplinas serão ministradas em blocos, uma a cada semana.

O presidente da Ucam, Nilson Magalhães, informa que a idéia surgiu após um curso realizado no primeiro semestre deste ano. "Oferecemos um “intensivão” de um mês. Tivemos 100 inscritos e, dos 87 que participaram ativamente, 18 entraram na faculdade".

Magalhães avalia que o município, sede da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), deve ter um curso pré-vestibular gratuito ou a preços acessíveis aos menos favorecidos. "O índice de desemprego é alto. Tanto que a maioria de nossos alunos está desempregada ou ganha salário mínimo". A faixa etária predominante é de 20 anos, mas há exceções. Do total de inscritos, 5% têm mais de 50 anos. É o caso da auxiliar de serviços gerais Ana Sebastiana Pinto de Miranda. Com 53 anos, ela conseguiu concluir o ensino médio há dois anos e esperava uma oportunidade para fazer um curso preparatório que lhe dê condições de ingressar no curso de História da Unemat. "É meu sonho e vou lutar por ele", diz.

Devido a grande procura, a intenção da Ucam, para o próximo ano, é aumentar o número de vagas. E ainda neste ano, a entidade tem o projeto de implantar o curso nos distritos de Caramujo e Vila Aparecida, com aulas aos sábados durante todo o dia.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/282077/visualizar/