Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 13:48

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Ministério da Educação (MEC) definiram um novo prazo para as matrículas nos projetos ‘LetrAção’ e ‘Pescando Letras’. As pessoas com idade acima de 15 anos que não sabem ler e nem escrever, têm nova chance e podem se inscrever até a próxima segunda-feira (21/08).

Essa é a terceira vez que a data de inscrições para cursar os dois projetos de alfabetização é prorrogada. O prazo para o cadastro tinha se esgotado no último dia 10 de agosto. “Embora tenha atingido a meta de cadastro, o governo está reabrindo as matrículas e dando nova oportunidade para as pessoas, que foram cerceadas do conhecimento teórico em idade escolar, possam aprender a ler e a escrever”, observou o coordenador do LetrAção, Luiz Carlos Trovo.

Até agora, 8.549 pessoas se cadastraram para os dois projetos, que contam com a parceria do Governo Federal, por meio do programa Brasil Alfabetizado. “Com esse novo prazo pretendemos chegar a pelo menos 10 mil inscritos”, disse Trovo. As aulas para esta nova turma devem começar ainda neste ano.

Parceiros Para chegar a essa nova meta de cadastramento, Trovo faz um apelo aos dirigentes e líderes comunitários de todos os municípios, bem como integrantes e presidentes de clubes de serviços e pessoas ligadas a causas sociais em geral: “Peço que todos se mobilizem, procurando em sua comunidade pessoas não-alfabetizadas e as orientando para o cadastro no LetrAção”.

O coordenador do projeto lembra que a Seduc também conta com voluntários no combate ao analfabetismo. Quem desejar ser um alfabetizador-voluntário pode cadastrar pessoas e procurar a Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc.

O candidato interessado deve preencher alguns requisitos: ter nível superior, com habilitação em Pedagogia ou Letras; ou estar fazendo curso superior na área da educação, com experiência em alfabetização de adultos.

Os alfabetizadores-voluntários são responsáveis por montar turmas com limite de 20 a 25 pessoas e providenciar o local para realização das aulas. Para executar esse trabalho, eles recebem uma bolsa mensal de R$ 120 e mais R$ 7 reais por aluno. O curso tem duração de seis meses.

Inscrições Até o dia 21 de agosto, as inscrições podem ser feitas nas Assessorias Pedagógicas ou nas Secretarias de Educação dos 141 municípios do Estado. Apenas em Cuiabá, as inscrições devem ser feitas na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que fica localizada no Centro Político Administrativo, rua projetada B, s/n.

O cadastro também pode ser realizado pelo Disque-Alfabetização: 0800-647-6325, mantido pela Seduc, ou pelos telefones: (65) 3613-6325 ou 3613 6447.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/282563/visualizar/