Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 19:54

    Imprimir


Mais de 650 estudantes da rede pública estadual e municipal são beneficiados pelo FACIVEST. O Programa encampado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura começou no ano passado e consiste na distribuição de fascículos-aula gratuitamente aos alunos, que depois revisam as matérias em aulas ministradas por especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Ao falar do projeto o prefeito Júlio César (PL) lembrou que era uma meta do Governo do Município oferecer cursos pré-vestibulares gratuitos aos alunos da rede pública – embora não seja esta uma atribuição constitucional do Município na área de Educação. Ele reafirmou apesar disso sempre foi uma preocupação de sua Administração o treinamento dos jovens oriundos de escolas públicas para o vestibular. Ladeia citou o fracasso da seleção brasileira como exemplo de como “a falta de treinamento pode prejudicar o talento”.

“Se a seleção estivesse bem treinada, com os talentos que tinha, obviamente seria Hexa.Treinamento é tudo, e juntado ao talento significa êxito garantido. Assim é com aqueles que vão prestar vestibular, têm a chance de ter o seu treinamento", afirmou o prefeito.

Idealizado pela Gráfica e Editora Diário da Serra, o projeto recebe apoio financeiro do Governo do Município e as aulas são realizadas no teatro do Centro Cultural. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura é responsável pela coordenação pedagógica do projeto.

No total serão 10 fascículos com textos de linguagem fácil, com ilustrações e exercícios. Ao encerrar a fase de aulas será aplicada uma prova semelhante a que é realizada pelas universidades públicas e particulares (vestibulares). Para estimular os alunos são oferecidos prêmios.

Até agora foram distribuídos os fascículos de História e Biologia. No dia 23 será distribuído o facículo de Geografia e no dia 29 o de Química. No dia 4 de setembro será entregue o de Inglês e Espanhol e no dia12 o de física. O fascículo de matemática será no dia 15 de setembro e o de Literatura no dia 18. O fascículo de Português será distribuído no dia 27 e o de Interpretação no dia 09 de outubro.

O vestibular- simulado será realizado no dia 22 de outubro, quando os estudantes vão responder 45 questões para concorrerem a um computador e aparelhos de DVD-Player. Participam do Fascivest 2006 alunos das escolas estaduais “29 de Novembro”, “Professor João Batista”, “13 de Maio”, “Ramon Sanches Marques”, “Pedro Alberto Tayano”, “Patriarca da Independência” (Distrito de Progresso), “Ministro Petrônio Portella Nunes” (Distrito São Jorge), “Antônio Casagrande”, “Vereador Bento Muniz”, e escolas municipais “Marechal Cândido Rondon”, “Ernesto Che Guevara” e “Jucileide Praxedes” (Gleba Triângulo).

PARCERIA – Para o secretário municipal de Educação e Cultura, professor José Paulo de Jesus, a parceria para a realização do Facivest possibilitou que o projeto tomasse o formato de Pré-Vestibular, com aulas práticas com professores especialistas nas áreas, ministrando as aulas, tirando dúvidas e preparando os jovens.

“Houve uma possibilidade dos alunos da rede pública estarem revendo os conteúdos e buscando novos conhecimentos. O que nós percebemos é que o desempenho dos alunos preparados pelo Facivest foi muito bom nos vestibulares realizados pelas universidades de Tangará da Serra (...) É uma oportunidade para aqueles que não tem condições de pagar cursos pré-vestibulares, de estarem frequentando as aulas do projeto e potencializando seu conhecimento, se preparando para o vestibular”, avaliou o secretário José Paulo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/282786/visualizar/