Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 11 de Agosto de 2006 às 05:25

    Imprimir


Os membros do Conselho Pleno da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), formado pelos dirigentes das 55 Instituições Federais de Ensino Superior, se reúnem até hoje, 11/08, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.

A reunião faz parte das comemorações dos 60 anos da UFPE, que tem extensa programação comemorativa e cuja solenidade de abertura será às 17h, do dia 11, data que marca a criação da Universidade.

O reitor da UFMT, Paulo Speller, presidente da Andifes, participa das atividades, juntamente com as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Matilde Crudo, que é coordenadora Centro-Oeste do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores dessa área, o ForGrad e Adrina Weska, coordenadora Nacional do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores Administrativos, o Forplad.

Amanhã, na reunião do Conselho Pleno, às 8h30, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Odilon Marcuzzo do Canto, vai assinar convênios com 46 universidades federais para o Fundo Setorial CT-Infra, que se destina à modernização e ampliação da infra-estrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras.

O subsecretário de Assuntos Administrativos (SAA/MEC), Sylvio Petrus Júnior, vai falar sobre o Projeto de Gestão das Instituições Federais de Ensino Superior logo em seguida.

A carreira docente é outro assunto que estará em pauta na reunião do Conselho Pleno. Um estudo sobre uma nova carreira será apresentada pela Comissão de Políticas de Recursos Humanos da Andifes, que esteve reunida ontem, em Brasília, para finalizar a proposta.

As discussões do Conselho Pleno da Andifes se estenderão até às 16h30 de sexta-feira.

HISTÓRIA - Em 11 de agosto de 1946 a UFPE foi solenemente instalada com o nome de Universidade do Recife. Na época, a Universidade reunia a Faculdade de Direito do Recife, a Escola de Engenharia de Pernambuco, a Faculdade de Medicina do Recife, as escolas anexas de Odontologia e Farmácia, a Escola de Belas Artes de Pernambuco e a Faculdade de Filosofia do Recife.

Em 1948 a construção do atual campus da Universidade foi iniciada. 10 anos depois ele ficou pronto, e foi inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitscheck. No ano de 1965, a Universidade do Recife foi integrada ao grupo de Instituições Federais de Ensino Superior. Foi a partir desse momento que ela passou a se chamar Universidade Federal de Pernambuco. (Portal Andifes)




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283593/visualizar/