Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 23:59

    Imprimir


A relação do Brasil com os países da América Latina, nos quais se falam a Língua Espanhola, não é só um envolvimento turístico, mas também de negócios. Por isso, a importância de se aprender essa língua. A afirmação é do consultor do Centro de Recursos Didáticos da Embaixada da Espanha em Mato Grosso, Julio Zavala, que junto com mais três professores especialistas na língua e quatro adidos culturais da Espanha, realizam o “3º Encontro de Língua Espanhola no Estado”.

Com a oferta da Língua Espanhola nas escolas, destaca Julio, o Estado abre novas oportunidades no mercado de trabalho. “Dessa forma estaremos melhorando a convivência com esses países e dando novas perspectivas para os estudantes”, disse.

O encontro, que engloba dois cursos: a “Formação Continuada para professores de Língua Espanhola” e o “1º Curso de Capacitação em Língua Espanhola para professores de municípios de Fronteiras e Fronteiriços”, é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil. Os cursos, que iniciaram na segunda-feira (07.08), no Centro de Eventos do Pantanal, está qualificando 200 professores de 30 municípios do Estado.

Desde 2004, Mato Grosso trabalha em conjunto com a Embaixada da Espanha na qualificação de professores, correspondendo com a Lei Federal número 11.161, que obriga as escolas a ofertar, até 2010, a disciplina de Língua Espanhola no Ensino Médio.

Para a professora de Língua e Literatura Espanhola, Ercília Singame Munhoz, esta é uma importante iniciativa que trás pontos positivos para a educação do Estado. “Os professores estão participando do curso com muito entusiasmo e isso é muito bom, pois mostra que todos estão satisfeitos com as aulas”, comentou.

“Estamos aprendendo métodos diferenciados de como trabalhar com o aluno em sala de aula, buscando fazer com que ele se interesse pela língua espanhola”, falou a professora Terezinha aparecida Alcântara, que leciona na Escola Estadual “Frei Carlos Valdete”, no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá).

Momento Cultural

Hoje à noite, a partir das 18 horas, será realizado no Centro de Eventos do Pantanal um momento cultural com a participação de todos os cursistas e professores da Embaixada da Espanha. De acordo com a coordenadora de formação em Língua Espanhola da Seduc, Aidir Auxiliadora Arruda, este momento será uma complementação do curso onde os professores terão a oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam esta semana.

“Serão apresentadas danças Flamenca, recitação de poesias, músicas espanholas e exposição de vídeos. Logo após as apresentações será oferecido um cardápio com a culinária espanhola”, informou Aidir acrescentando que durante o evento será feito um sorteio de livros, em espanhol, para as escolas.

Referência

A partir de setembro desde ano, Mato Grosso se tornará referência em ensino da Língua Espanhola em todo o Centro-Oeste. Durante a Literamérica, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de setembro, será implantado em Cuiabá o Centro de Recursos Didáticos de Língua Espanhola.

A implantação do Centro só foi possível graças a uma parceria firmada entre o Governo do Estado e a Embaixada da Espanha. O centro será aberto para alunos, professores e toda a comunidade, contará com uma biblioteca, um acervo literário espanhol de 500 livros; uma cinemateca, com acervo de 200 vídeos e filmes espanhóis; e um laboratório de informática, com 25 computadores. Será instalado nas dependências da Escola Estadual "José de Mesquita", na Rua Barão de Melgaço, em Cuiabá.

No Brasil, existe somente três Centros como o de Cuiabá: Rio de Janeiro, Brasília e Pará.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283626/visualizar/