Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 13:24

    Imprimir


Alunos do Ensino Fundamental, matriculados no período matutino em escolas estaduais de todo o Estado, já fizeram a avaliação formativa de Língua Portuguesa e de Matemática. A avaliação é realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Cesgranrio, e tem o intuito de fazer ajustes de conteúdos e sistemas metodológicos no curso de formação continuada “Eterno Aprendiz”, do qual participam 6,1 mil professores de Língua Portuguesa e de Matemática.

De acordo com a coordenadora do “Eterno Aprendiz”, Maria Aparecida Nolasco, a avaliação iniciou sem problemas em todo o Estado. “As provas têm a finalidade de acompanhar a aprendizagem dos estudantes para aferir o que realmente eles sabem”, explicou Maria Aparecida. Ela orienta ainda que os alunos devem assinar a lista de presença, de acordo com o seu número na chamada ou no Diário de Classe.

A coordenadora pedagógica da Escola Estadual “Santo Antônio”, localizada em Rondonópolis (a 214km de Cuiabá), Regiane Pradela, destaca que os docentes passaram por uma capacitação para aplicar a avaliação – oferecida pela Seduc durante a 3º etapa do “Eterno Aprendiz” entre os dias 3 e 5 agosto – o que facilitou os procedimentos. “Durante toda a semana, os professores deram orientações sobre o preenchimento do gabarito e o objetivo da prova”, disse a coordenadora.

A aluna da escola Santo Antônio, Jéssica Nazaré Ramos Pereira, de 13 anos, afirma que é preciso ter muita cautela na hora de dar as respostas, mas que os conteúdos cobrados não são desconhecidos. “A prova foi bem elaborada, a gente tem que ler com muito cuidado. Mas achei muito interessante fazer uma prova desse nível, pois já da para sentir um pouco como é o vestibular”, destacou a aluna.

A professora de Língua Portuguesa, Rosenil Magalhães de Arruda, revela que alguns alunos, ao terminarem a prova, comentaram que o conteúdo da disciplina a qual leciona foi cobrado exatamente como aplicado em sala de aula. “Fico satisfeita de atingir um nível de satisfação dos alunos. Agora basta saber se todos prestaram atenção nas aulas e estudaram em casa para obter um bom resultado”, falou Roseli, que aplicou a prova na sala da 7ª série, na Escola Estadual “Diva Huguiney”, em Cuiabá.

Em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), na Escola Estadual “Bento Muniz”, os professores também prepararam os alunos para a avaliação. “Ensinamos a preencher o gabarito, marcar as respostas com "x" e ler com bastante atenção as perguntas. Eles encontraram algumas dificuldades apenas com os conteúdos”, disse a professora da 3ª série da “Bento Muniz”, Irandi da Silva. Para a aluna da mesma escola, Amanda Valentin Fernandes, de 11 anos, a prova estava fácil. “Caiu tudo que eu já tinha visto”, afirmou Amanda, que estuda a 6ª série.

À tarde Na maioria das escolas, as provas iniciaram às 9h e terminaram às 11h20, sendo que o período de prova é de 2h20. Hoje à tarde, as provas, que englobam 20 questões objetivas de Matemática e outras 20 de Língua Portuguesa, iniciam às 13h.

Já no período noturno, acontecerá a partir das 20h. A expectativa é de que cerca de 300 mil estudantes façam as provas. A avaliação formativa não tem caráter eliminatório, portanto não servirá para reprovar nenhum aluno. Os professores não deverão ajudar os alunos nas respostas.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/283792/visualizar/