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Educação/Vestibular
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 13:00

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Na segunda edição do Exame Nacional do Estudante (Enade), o MEC tentou mostrar o quanto uma instituição aumenta o conhecimento de seu aluno ao longo do curso universitário, criando um índice. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, nessa conta, 41,8% dos cursos das instituições federais agregaram pouco ou nenhum conhecimento a seus alunos. Nas privadas, o índice foi de 46,5%.

Diferentemente do Provão, que avaliava apenas os alunos que terminavam o curso, o Enade é aplicado a concluintes (com pelo menos 85% dos créditos) e a ingressantes (com 25% dos créditos). Dessa forma, calcula qual o avanço do conhecimento.

Para chegar aos conceitos, que variam de 1 a 5, o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC (Inep) tirou médias a partir do desempenho dos alunos nas áreas avaliadas e traçaram uma nota esperada para os concluintes.

Os cursos que passassem dessa nota recebiam conceitos 4 ou 5, os que tivessem exatamente a nota esperada, 3. E os que ficassem abaixo disso, conceitos 1 ou 2. A nova taxa recebeu o nome de Índice de Diferença do Desempenho (IDD).

A experiência de avaliar o crescimento do conhecimento do estudante ao longo da vida acadêmica é recente no país. De acordo com o educador Claudio de Moura Castro, é preciso olhar com cuidado os dados para não errar nas interpretações. "Há instituições que pegam alunos bons e não sabem o que fazer com eles e há outras que pegam o mais fraco e o melhoram¿, afirma.

Para a ex-presidente do Inep/MEC e secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, a melhor maneira de medir o valor agregado seria usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), feito pelos que terminam esse nível de ensino. "O ideal seria ver as notas desses mesmos alunos quatro anos depois, quando saem da faculdade."





Fonte: Terra

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