Cursos de universidades públicas têm avaliação melhor do que os das instituições privadas
Dentre as federais, 56,3% do total tiveram os conceitos altos, no caso das estaduais, esse percentual é de 40,6%. As instituições municipais de ensino superior concentraram o maior número de conceitos baixos com 37,5%, seguidas pelas organizações privadas de ensino superior, com 23,3% do total com notas entre um e dois.
Do total de cursos avaliados em 2005, a maior parte, 53% se enquadram no conceito considerado médio pelo MEC. Vinte por cento se enquadra no conceito médio e 27% nos mais altos. O exame é aplicado aos estudantes que estão ingressando e concluindo o ensino superior.
“Isso permite avaliar o valor agregado aos estudantes durante o curso. Não só as universidades públicas formam bons profissionais, mas do ponto de vista de agregar valor aos alunos que recebem o desempenho surpreendeu”, afirma o ministro da Educação, Fernando Haddad.
O Enade de 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação de 20 áreas de conhecimento. O número de alunos corresponde a quase 53% dos estudantes universitários brasileiros.
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