Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 09 de Agosto de 2006 às 09:20

    Imprimir


Aproximadamente 300 mil estudantes de escolas estaduais de Mato Grosso passarão por uma avaliação nesta quinta-feira (10). As provas serão aplicadas nos três períodos. Estudantes de todos os municípios passarão pela avaliação. A intenção é avaliar o grau de aprendizado dos estudantes no Estado.

Pela manhã, as provas serão aplicadas nas escolas de Ensino Fundamental, logo após o intervalo. No período da tarde, a avaliação será realizada a partir das 13h e, no noturno, a partir das 20h. "As provas acontecerão simultaneamente em todoas as escolas", observa a assessora dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica Unidade Administrativa (Cefapros), Maria Aparecida Nolasco.

De acordo com ela, as provas da avaliação, que estão lacradas, já foram distribuídas aos 13 Cefapros, que são os responsáveis por acompanhar a sua aplicação em todo o Estado. Os aplicadores dessas provas serão os coordenadores pedagógicos das escolas que estarão em sala no dia e horário combinados, e professores indicados pela gestão da escola. "Vale destacar que os alunos que estudam na primeira ou segunda fase dos Ciclos não farão as provas", informa Maria Aparecida.

Metodologia e aplicação

A avaliação não servirá para reprovar nenhum aluno, portanto não tem caráter eliminatório. As provas, que englobam 20 questões objetivas de Matemática e outras 20 de Língua Portuguesa, têm a finalidade de acompanhar a aprendizagem dos estudantes e aferir o que estão aprendendo. Os alunos devem assinar a lista de presença de acordo com o seu número na chamada ou no Diário de Classe.

"Os alunos das segundas e terceiras séries e os que fazem a terceira fase do primeiro ciclo e primeira fase do segundo ciclo deverão colocar os seus nomes nas provas. Esses alunos não preencherão as folhas-respostas", destaca Maria Aparecida Nolasco.

Essas inscrições, informa a assessora do Cefapro, deverão ser preenchidas na folha de respostas pela coordenação da escola, conforme orientação dos Cefapros. A folha de resposta não pode ser apagada, rasurada ou ter mais de uma alternativa assinalada.

A duração para a aplicação das provas é de 2 horas e 20 minutos. Os professores não podem ajudar os alunos nas respostas. Eles deverão responder às questões sozinhos.

Eterno Aprendiz

Mais de 6 mil profissionais da educação estarão envolvidos com a avaliação dos estudantes na próxima quinta-feira. Para coodenar esse processo, os educadores passaram pela terceira etapa do curso de formação continuada Eterno Aprendiz. O curso terminou no início desta semana, em sete municípios-pólo do Estado.

A próxima etapa do Eterno Aprendiz será de formação continuada para os professores multiplicadores e está prevista para os dias 21 e 23 de setembro, em Cuiabá. Já a etapa que reunirá todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática, ainda não tem data para ser realizada.

A avaliação com os alunos possibilitará ajustes de conteúdos e sistemas metodológicos na sistemática do Eterno Aprendiz, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Cesgranrio. As provas possibilitarão um diagnóstico das principais dificuldades dos alunos na aprendizagem e problemas em sala de aula.

"Com base nesses resultados, vamos reforçar o conteúdo metodológico que será ministrado nas outras fases da capacitação. O professor também terá em mãos um instrumento para mudar sua prática em sala de aula", disse a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/284131/visualizar/